Adiministraçao geral-açao saude

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1224 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-AÇÃO SAÚDE

Projeto de Intervenção apresentado como exigência para a obtenção de nota na disciplina Processos Administrativos, ministrado pela Faculdade Anhanguera do Pólo de Montes Claros -UNIDERP, sob orientação da .Profª Rozana Carvalho Pereira e Tutora Presencial Maria Souza

1.0 APRESENTAÇÃO

Essa intervenção abordará o tema: Importância da doação de sangueaos universitários de uma faculdade particular Anhanguera do Pólo de Montes Claros , o qual segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doação de sangue é de grande importância para a saúde pública e apenas 3 a 5% da população são doadores adequados para atender às necessidades de sangue solicitadas pelas unidades hospitalares.
O Ministério da Saúde regulamenta o uso de sangue visando àproteção da saúde, tanto do doador como do receptor, e toda manipulação deve obedecer às normas de biossegurança como lavagem das mãos e uso de equipamentos de proteção individual, pois não se trata de um procedimento isento de riscos.
A perda de grande volume de sangue compromete seriamente as funções de vários órgãos e pode levar uma pessoa rapidamente a morte. Em muitas situações, portanto, umasimples transfusão de sangue pode ser a diferença entre a vida e a morte. Ainda assim, até hoje não existe nenhum substituto para o sangue, portanto o doador é a única fonte de sangue para quem necessita
Apesar dos avanços da ciência com a realização de várias descobertas envolvendo a área da saúde, não foi ainda possível encontrar um substituto para ter o mesmo efeito que o sangue na realizaçãoda transfusão. Atualmente, graças aos avanços nos serviços de hemoterapia pode-se, oferecer serviços seguros e confiáveis, baseados em conhecimentos técnico-científicos de ponta. Mas no Brasil, mesmo com vários canais de informação o tema ainda é cercado por mitos e conceitos equivocados em relação à doação de sangue.. Aqui em nossa região não indiferente o estoque de sangue cairá ate 35%.Acredita-se que este índice esteja relacionado aos muitos mitos e tabus que ainda circula na sociedade, e da falta de informação da importância da doação de sangue .
Doar sangue é um procedimento simples ,rápido ,sigiloso e seguro.E de extrema importância para salvar vidas.

1.1 DIAGNÓSTICOS SITUACIONAL

Com base em informações dada no nosso tele Jornal local, foi compreendido que o número dedoadores é bastante reduzido no HEMOMINAS DE MONTES CLAROS, no entanto, é de extrema importância o abastecimento sanguíneo no hemocentro.

1.2 JUSTIFICATIVA

A transfusão de sangue é uma prática médica que consiste na transferência de um componente sanguíneo de uma pessoa (o doador) para outra (o receptor). A doação de sangue é de fundamental importância para o funcionamento das unidades e dosgrandes centros de saúde. Trata-se de um processo pelo qual uma pessoa por livre e espontânea vontade oferece seu sangue com o objetivo de manter abastecidos os hemocentros e com isso salvar vidas.
Dessa forma, optou-se por realizar um trabalho educativo e solidário com a finalidade de mostrar aos acadêmicos a importância de ser um doador e ao mesmo tempo poder colaborar com o abastecimentosanguíneo no hemocentro, podendo com isso atender as solicitações das unidades hospitalares.
Sabe-se que doar sangue é um ato de solidariedade e de cidadania, é um procedimento simples, rápido, seguro e sigiloso, que só pode ser realizado quando solicitado e prescrito pelo médico, constando de forma obrigatória a assinatura e número de inscrição. Assim, qualquer pessoa pode ser um doador, desde se incluaas condições necessárias para doar, a fim de garantir a segurança e a qualidade do serviço.

2.0 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral:
Sensibilizar os estudantes da Faculdade Anhanguera do Pólo de Montes Claros, quanto à importância de doar sangue.

4.0 METODOLOGIA

Serão realizados nos dia03 e 04 de maio de 2012 uma ação saúde aos universitários do Pólo de Montes Claros que se dispuser a...
tracking img