Adiministração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (420 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A teoria neoclássica da administração é o nome dado a um conjunto de teorias que surgiram na década de 50 e que propõem uma retomada das abordagens Clássica e científica da administração. A teoriatem como principal referência Peter Drucker, mas também inclui um grupo amplo de autores como Willian Newman, Ernest Dale, Ralph Davis, Louis Allen e George Terry.
Dentre os principais conceitosabordados por essa teoria, destacam-se:
• Ênfase na prática da administração;
• Reafirmação relativa das proposições clássicas;
• Ênfase nos princípios gerais de gestão;
• Ênfase nos objetivos eresultados.

Harold Koontz
Harold Koontz, foi consultor para a maior empresa americana de organizações. Ele foi co-autor do livro Princípios de Gestão com Cyril J. O'Donnell que já vendeu cerca dedois milhões de cópias e foi traduzido para 15 idiomas. Ele morreu com a idade de 75 anos em 11 fevereiro de 1984, depois de sofrer de artrite.
Sr. Koontz, foi professor de gestão de negócios naUniversidade da Califórnia, Los Angeles. Ele começou como um analista de custos em 1936, ele obteve seu doutorado na Universidade de Yale. Sua abordagem à gestão foi "relações humanas”.

CyrilO'Donnell

Cyril O'Donnell (Dezembro de 1900 - 16 de fevereiro de 1976) foi um prolífico professor e professor de administração da Universidade da Califórnia em Los Angeles. Ele consultou sobre temas degestão de operações de algumas das maiores corporações dos EUA, como Hughes Aircraft , bem como o governo da Jamaica. Ele foi co-autor do livro Princípios de Gestão com Harold Koontz , que vendeu maisde dois milhões de cópias em todo o mundo com traduções em 15 idiomas.
Cyril O'Donnell foi um dos pioneiros, juntamente com outros, tais como Terry George, Harold Koontz e Ralph Davis. Todos oslivros que publicou a gestão na década de 1950 que a gestão definida como um processo constituído por um conjunto de funções interdependentes. Estes e vários outros especialistas em administração se...