ADILSON CITELI TEXTO ARGUMENTATIVO

1088 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES-URI CAMPUS DE SANTO ANGELO
CURSO DE LETRAS – PORTUGUES 111
Prof. Francieli M. Pinton
Acadêmico (a): Zaira M. S. Vargas

Seminário sobre o livro de Adilson Citelli – O texto argumentativo

1. Explique a afirmação: “...Em sociedades abertas, de regimes não-ditatoriais, a luta entre os interesses de pessoas, grupos, desenvolve-se também, pelo uso da linguagem argumentativa...”

R. Através da argumentação conseguimos reunir grupos que pensem da mesma forma, isso se dá pela comunicação, pela linguagem e pela persuasão. Com o uso correto de uma argumentação bem fundamentada podemos ter certeza de que iremos convencer um grupo maior de pessoas.

2. Como se forma o ponto de vista, segundo o autor Citelli?

R. Se forma em primeiro lugar pelo reconhecimento da obra ou fato, depois analisando-se o seu conteúdo para mais tarde sistematizar os valores, as idéias, compreender e formalizar o seu conceito a respeito do objeto em estudo.

3. Pode-se afirmar que o ponto de vista é algo extremamente individual? Justifique.

R. Não. Geralmente formalizamos o nosso ponto de vista de acordo com a opinião de um grupo que argumentou sobre o assunto, persuadindo-nos e convencendo-nos a ter a mesma visão sobre determinado assunto.

4. Quando falamos ou escrevemos estamos querendo comunicar intenções, buscamos ser entendidos, estabelecer contratos com nossos ouvintes / leitores. Isso envolve tanto a constituição articulada de sentidos como a realização eficiente dos objetivos de convencimento. Esse processo é sustentado pelo mecanismo de coerência. Explique alguns desses mecanismos.

R. Coerência narrativa: Narrar algo que leve o leitor a pensar ser possível ter ocorrido ou vir a acontecer. Coerência argumentativa: Argumentar sobre algo com clareza e coerência ,mas sem tanta certeza de que possa vir a acontecer.

5. A produção de textos dissertativos implica convencimento, formulação

Relacionados

  • gaygaygaysougay
    631 palavras | 3 páginas
  • Anatomia
    4755 palavras | 20 páginas