adhuaehdeuad

555 palavras 3 páginas
O resultado da comunicação será melhor quando houver um planejamento prévio da apresentação e quando conseguir ‘’envolver’’ meu receptor com aquilo que estou propondo. Além disso, deve-se tomar cuidado com gestos e com a hora certa de subir o tom de voz para enfatizar uma ideia importante.
Falhas durante a fala como, errar o tom de voz e má pronuncia das palavras podem causar desinteresse do ouvinte e fazer a sua tentativa de venda falhar. Quando houver essa falha e alguém pedir para você repetir a palavra, usar essa oportunidade como gancho para esclarecer melhor ainda o tema. E de maneira alguma responder com nervosismo ou mau humor.
O orador deve saber controlar os movimentos respiratórios pois esses são essenciais para a boa fala. Se quem está falando deseja ter uma voz agradável, esse deve controlar sua expiração para que não tenha falta de fôlego, o que prejudicaria o tom de voz. Para uma voz clara, deve-se evitar também, má postura, cabeça baixa e mão na boca.
O locutor deve sempre se manter atento a entoação de sua voz para que não seja mal entendido, as vezes parecendo falar com um certo tom irônico, depreciativo ou dando um sentido contrário ao do que ele realmente queria dizer. Deve-se saber utilizar na hora certa os tons ascendentes (aumento da voz), tons estabilizados (voz normal) e tons descendentes (queda da voz).
Quem está falando deve saber se portar de acordo com a situação. Em ambientes mais descontraídos fala pode ser informal, espontânea, sem se preocupar necessariamente com a pronuncia correta das palavras. Já em uma situação formal, devemos falar de maneira disciplinada, formal e clara, sem falhas de dicção, principalmente em termos que tenham um som mais complexo.
A empolgação por conta da apresentação deve ser controlada para que todas as pausas sejam feitas e para que o ritmo seja mantido, para assim todas as palavras saírem no tempo certo, sem uma atropelar a outra e para que o fôlego tomado seja suficiente até a próxima

Relacionados