adgag

6066 palavras 25 páginas
PLANO DE ENSINO
CURSO: Direito
PERÍODO: 1º Semestre
DISCIPLINA: Ciências Sociais
CARGA HORÁRIA SEMANAL: 1,5 horas/aula
CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 30horas/aula
I - EMENTA

Introdução às Ciências Sociais. O pensamento sociológico clássico. Capitalismo no Brasil. Globalização. Transformações no Trabalho. Política. Questões Urbanas. Movimentos Sociais.
II – OBJETIVOS GERAIS
Caberá a disciplina Ciências Sociais, contribuir para que os alunos compreendam sob a perspectiva científica, os principais problemas da sociedade capitalista e contribuir para o desenvolvimento das seguintes competências: Senso crítico e capacidade de contextualização
Pensamento estratégico
Visão sistêmica
Consciência ética e social

Afora isso, através das estratégias de trabalho e de avaliação, os alunos deverão ter a oportunidade de desenvolver as competências:

Senso crítico e capacidade de contextualização
Comunicação e expressão
Desenvolvimento pessoal
Trabalho em Equipe

III - OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O objetivo primeiro da disciplina Ciências Sociais é levar os alunos a compreender que o capitalismo é um modo de organização econômico e social construído historicamente e quais são os fundamentos teóricos desse modelo de sociedade.

Outro objetivo da disciplina tem a ver com o aprendizado dos diferentes princípios explicativos para os fenômenos sociais. Esses princípios explicativos compreendem diferentes estilos de pensamento, distintas visões da sociedade, do mundo.

Por fim, um último objetivo relaciona-se a reflexão, com base nos diferentes princípios explicativos dos problemas latentes do mundo contemporâneo.

IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1 – Introdução ao pensamento científico sobre o social

1.1 – As origens do pensamento sobre o social
1.2 - A sociologia pré-científica
1.3 - O pensamento científico sobre o Social

2 – Transformações sociais do século XVIII

2.1– Revoluções burguesas:
2.1.1. Revolução Francesa
2.1.2. Revolução

Relacionados