Adesivos e colas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1087 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Processo de Fabricação II

Perguntas sobre colas e adesivos

O que são VOC’s?

Componentes Orgânicos Voláteis evaporam facilmente em temperatura ambiente e freqüentemente possuem um forte e desagradável odor. Eles podem ser encontrados em vários produtos, como adesivos tradicionais para carpete, móveis, pinturas, solventes e produtos de limpeza. Alguns VOC’s podem até causar câncer emalgumas situações, especialmente quando estão concentrados em ambientes. Eles também agridem a camada de ozônio e são um forte poluente.

Qual a composição do adesivo de Hot Melt e cite algumas aplicações?

Adesivo hot melt termoplástico à base de etilenovinilacetato (EVA), resinas sintéticas, cargas minerais e aditivos especiais.
Indicado para uso em colagem de bordos retos de madeira, papel,laminados melamínicos, PS, PET, PVC e ABS sobre aglomerado, MDF e madeira. Adesivo indicado para a fabricação de peças para artesanato que utilizem a técnica de porcelana fria, também chamada de biscuit.

O que quer dizer quando menciona que o adesivo spray Afix possui fixação imediata ao movimento de tração lateral?

Tração lateral é a força que se aplica sobre o piso no sentido horizontal ounas laterais. Essa característica evita que o piso vinílico mova-se durante a instalação. Quando se usa um adesivo tradicional, os pisos podem sofrer movimentos e sair do lugar facilmente pela movimentação dos próprios instaladores caminhando sobre ele. O Afix Adesivo Spray é diferente, pois permite uma adesão imediata após o piso ser pressionado contra o solo, essa força de adesão permite totalmovimentação sobre o piso imediatamente após aplicado. Os instaladores podem utilizar equipamentos sobre o piso sem nenhum risco do mesmo se movimentar. Móveis e equipamentos podem ser colocados sobre o piso imediatamente após a aplicação

Qual é a composição da cola branca e suas principais e características?

É composta por polímero vinílico, tensoativos e plastificantes. É um produtoespecialmente desenvolvido para colagens de MDF, aglomerado, artefatos de madeira, laminados decorativos de alta resistência, couros,papelão, cortiça, chapas de fibra, materiais porosos em geral, montagem e conserto de móveis onde se requeira bom desempenho de colagem e um acabamento perfeito. As características físicas e químicas atendem os limites minímos exigidos para o produto, segundo as normasEN-204 e EN-201.

Qual a conseqüência a saúde da pessoa ao utilizar a cola de sapateiro sem controle adequado?

Faz muito mal, porque, entre tantas substâncias existente na cola, há o tolueno, que é tóxico e destrói os neurônios, diminuindo a capacidade intelectual e limitando, desse modo, a memória, a atenção, a concentração, o ânimo e a produtividade.

È preciso estar atento aos perigos da colade sapateiro, pois, como se trata de um solvente, evapora- se facilmente e pode ser inalada de modo acidental. Mas, por acidente ou não, numa intoxicação aguda, seus sintomas aparecem em quatro fases.
1ª fase: euforia, excitação, tonturas, pertubações auditivas e visuais, náuseas, espirros, tosse, salivação, fotofobia e rubor na face.
2ª fase: depressão inicial do sistema nervoso central comconfusão, desorientação, perda do autocontrole, obnubilação (visão embaçada e nebulosa), diplopia (visão dupla), cólicas abdominais, dor de cabeça e palidez.
3ª fase: depressão média do sistema nervoso central, incoordenação ocular e motora, ataxia, fala pastosa, reflexos deprimidos e nistagmo(movimento rápido e involuntário do globo ocular).
4ª fase: depressão profunda di sistema nervoso central,atingindo a inconsciência, que vem acompanhada de sonhos estranhos, podendo ocorrer convulsões.

Nos casos crônicos, surgem prejuízos na memória, na destreza manual (alteração na reação aos estímulos), cansaço, dor de cabeça, confusão mental, incoordenação motora, fraqueza muscular, quedas (provocadas por lesão dos nervos motores), lesões irreversíveis no córtex cerebral e lesões nos...
tracking img