adertt

749 palavras 3 páginas
1ª Lista De Mecânica dos Fluidos (Capítulos: 1, 2 e 3)
Curitiba, 07/05/2013
1ª) Questão- Verifique as dimensões, tanto no sistema FLT quanto no MLT, das sequintes quantidades: (a) Velocidade angular, (b) energia, (c) momento de inércia (d) potência e (e) pressão.
2ª) Questão- A força exercida sobre uma partícula esférica (com diâmetro D) que se movimenta lentamente num liquido, P, é dada por

onde é a viscosidade dinâmica do fluido (dimensões FL-2T) e é a velocidade da partícula. Qual é a dimensão da constante Esta equação é do tipo homogêneo geral?
3ª) Questão- Um pistão, com diâmetro e comprimento respectivamente iguais a 139,2 e 241,3 mm, escorrega dentro de um tubo vertical com velocidade V. A superfície interna do tubo está lubrificada e a espessura do filme de óleo é igual a 0,05 mm. Sabendo que a massa do pistão e a viscosidade do óleo são iguais a 0,227 kg e 0,77 N.s/m2, estime a velocidade do pistão. Admita que o perfil de velocidade no filme é linear.
4ª) Questão- O diâmetro e a altura do tanque cilíndrico mostrado na figura abaixo são respectivamente, iguais a 0,8 ft e 1,0 ft. Observe que o tanque desliza vagarosamente sobre um filme de óleo que é suportado pelo plano inclinado. Admita que a espessura do filme de óleo é constante e que a viscosidade dinâmica do óleo é igual 0,2 lb.s/ ft2 . Sabendo que o peso do tanque é igual 40lb.

5ª) Questão- Muitas vezes é razoável admitir que um escoamento é incompressível se a variação da massa específica do fluido ao longo do escoamento for menor que 2 %. Admita que ar escoa isotermicamente num tubo. As pressões relativas nas seções de alimentação e descarga do tubo são, respectivamente, iguais a 62,1 e 59,3. Este escoamento pode ser considerado incompressível? Justifique sua resposta. Admita que o valor da pressão atmosférica é o padrão.
6ª) Questão- Para os campos de velocidade dados a seguir, determine:
(a) Se o campo de escoamento é uni, bi ou tridimensional, e o motivo.
(b) Se o escoamento

Relacionados