Adeno-hipofise

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (870 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aline Ramona Bandeira da Silva, Fernanda Wichrowski Barreto, Juliana Reinheimer

ADENO-HIPÓFISE
Anteriormente chamada de glândula pituitária, a glândula hipófise é responsável pela síntese dehormônios, e atua indiretamente no controle funcional de diversos órgãos do corpo humano. É uma pequena estrutura (aproximadamente do tamanho de uma ervilha), situada na sela túrcica do osso esfenoide,prendendo-se ao hipotálamo por uma haste (infundíbulo). Encontra-se dividida em anterior (adeno-hipófise) e posterior (neuro-hipófise).
A adeno-hipófise secreta hormônios que regulam diversas atividadescorporais, desde o crescimento até a reprodução. A liberação dos hormônios é estimulada por hormônios de liberação e suprimida por hormônios de inibição, ambos provenientes do hipotálamo. Oshormônios hipotalâmicos são um elo importante entre os sistemas endócrino e nervoso, e chegam à glândula hipófise anterior por meio de um sistema porta, que leva o sangue entre duas redes capilares, sem passarpelo coração. No sistema porta-hipofisário o sangue flui da eminência mediana do hipotálamo, para o infundíbulo e para a adeno-hipófise, vindo principalmente de diversas artérias hipofisáriassuperiores (que são ramos das artérias carótida interna e comunicante posterior) formando o plexo primário do sistema porta-hipofisário (rede de capilares na base do hipotálamo). Perto da eminência medianaexistem dois grupos de neurônios especializados (neurossecretores), que secretam os hormônios hipotalâmicos de liberação e inibição para o plexo primário, que são sintetizados nos corpos celularesneuronais e empacotados em vesículas, que chegam ao terminal axônico. Quando impulsos nervosos atingem o axônio, eles estimulam as vesículas a passarem por exocitose, então os hormônios se difundem para oplexo primário porta-hipofisário.
Do plexo primário, o sangue drena para as veias porta-hipofisárias, que seguem ao longo do infundíbulo. Na adeno-hipofise, estas veias se redividem formando...
tracking img