Ademirabordagens comportamental e sistêmica da administração

977 palavras 4 páginas
ABORDAGENS COMPORTAMENTAL E SISTÊMICA DA ADMINISTRAÇÃO

1. INTRODUÇÃO

2. ABORDAGEM COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO

A abordagem comportamental trás a mais forte ênfase das ciências do comportamento na teoria administrativa e a busca de soluções flexíveis para os problemas organizacionais. Esta abordagem originou-se das ciências comportamentais, e, da psicologia organizacional. É com a abordagem comportamental que a preocupação com a estrutura se desloca para a preocupação com os processos e com o comportamento organizacional. A abordagem comportamental é separada em duas partes, sendo elas a teoria comportamental da administração e a teoria do desenvolvimento.

2.1 TEORIA COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO

O movimento behaviorista surgiu como evolução de uma discórdia da escola das relações humanas, ao qual, a mesma recusava a concepção de que a satisfação do trabalhador gerava a eficiência do trabalho. A percepção de que nem sempre os funcionários seguem comportamentos exclusivamente racionais baseados em sua satisfação exigia a elaboração de uma nova teoria administrativa.

A teoria comportamental defendia a princípio de tudo, valorização do trabalhador em qualquer empreendimento, buscando assim, um novo padrão de teoria e pesquisa administrativas. Essa teoria foi bastante influenciada por vários estudos comportamentais em vários campos da ciência, como a antropologia, a psicologia e a sociologia. A partir daí, a administração passou a adotar conceitos originalmente elaborados dentro dessas ciências, propondo fornecer uma ampla visão do que motiva as pessoas a se comportarem do modo que o fazem, particularizando as situações específicas do indivíduo no trabalho. Dentre os trabalhos fundamentais destacam-se Herbert Alexander Simon, relativos à participação dos grupos no processo decisório da organização. Para ele, a decisão é muito mais importante do que a ação subseqüente. A partir daí, são visualizadas como

Relacionados