Ademir Historia Geral Exercicios Complementares Extensivo Apostila 1 His 1622 1

3557 palavras 15 páginas
HISTÓRIA GERAL – SETOR: 1622

QUESTÕES PARA O EXTENSIVO DIURNO – FLAPI 2013

APOSTILA 1
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

AULAS 1, 2 e 3

1. Aristóteles propunha dois critérios para diferenciar senhores e escravos:

O primeiro critério é de ordem política: o homem é, por natureza, um animal político, um ser cívico; por conseguinte, só o homem livre é totalmente homem porque só ele está apto para a vida política. O senhor coincide com o cidadão. Pelo contrário, o escravo é, por natureza, incapaz de deliberar, participa da razão sem a possuir.

O segundo critério articula-se com o primeiro. Certos trabalhos que implicam apenas o uso da força são, por essência, servis e são esses os que se adéquam aos indivíduos que foram definidos como escravos pela sua incapacidade de raciocinar.

(Aristóteles, Política).

Baseado nos critérios de Aristóteles é correto afirmar:
a) Na Grécia Antiga, a escravidão e a política estavam vinculadas contraditoriamente, pois a existência de uma justificava a outra, ou seja, para que os homens livres pudessem se dedicar exclusivamente à política, o trabalho, que garantia sua subsistência, deveria ser feito pelos escravos.
b) A condição de escravo, em qualquer época, implica o reconhecimento, pelo indivíduo escravizado, da perda de sua condição humana e de sua inferioridade em relação ao senhor, o que o leva a aceitar mais facilmente tal situação, que passa a ser vista como inevitável.
c) A escravidão no mundo antigo greco-romano recaia sobre os povos de tradição guerreira, que, por serem portadores de grande força física e de culturas primitivas, eram considerados mais capazes de realizar trabalhos que exigiam apenas o uso da força.
d) A escravidão na Antiguidade Clássica adotava critérios étnicos e culturais, o que fazia com que somente povos considerados bárbaros, incultos, incapazes de usar a razão fossem escravizados nas

Relacionados