Adei - oportunidades de negocio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8110 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
APRESENTAÇÃO SUCINTA DAS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS NOS SECTORES PRIMÁRIO, INDUSTRIAL OU DE TRANSFORMAÇÃO E SERVIÇOS

2

Índice
Nota de Abertura ADEI - Missão, Visão e Objecto Matriz de intervenções específicas para 2011-2013 1. Introdução 1.1 Âmbito e objectivos do estudo 2. Oportunidades de negócio 2.1 Sector de Produção Primária 2.1.1 Agricultura 2.1.2 Pecuária 2.1.3 Pesca 2.2 SectorIndustrial ou de Transformação 2.2.1 Industria transformadora 2.2.2 Industria de construção 2.3 Sector de Serviços 2.3.1 Serviços de apoio ao turismo e lazer 2.3.2 Serviços de saúde e serviços relacionados 2.3.3 Educação e serviços relacionados 2.3.4 Transporte, armazenagem e comunicação 2.3.5 Actividades financeiras e serviços relacionados 2.3.6 Comércio e outros serviços 2.3.7 Tecnologia de informação2.3.8 Prestação de outros serviços 3. Conclusão pag. 5 pag. 6 pag. 7 pag. 9 pag. 11 pag. 13 pag. 13 pag. 14 pag. 15 pag. 15 pag. 16 pag. 17 pag. 19 pag. 20 pag. 20 pag. 21 pag. 22 pag. 23 pag. 23 pag. 24 pag. 25 pag. 26 pag. 28

3

Apresentação sucinta de oportunidades de negócios

Ministro do Turismo, Indústria e Energia Dr. Humberto Santos de Brito

NOTA DE ABERTURA

O Governo de Cabo Verde templanos ambiciosos para a dinamização da economia, tornando-a competitiva, sustentável, e com prosperidade partilhada por todos, como está registado no primeiro de quatro eixos em que se estriba o Orçamento do Estado para 2011.

Nesses planos, consta a promoção do desenvolvimento do sector privado, do investimento e da alta produtividade como a principal forma de se conseguir o objectivo nacionalde edificação de uma economia dinâmica, competitiva e inovadora portadora de prosperidade para todos. O sector privado é o motor do crescimento. É o sector privado que compete no mercado global. Apesar do governo ter papéis cruciais, é o sector privado que lidera a inovação, cria tecnologias e manufactura produtos. O desafio cometido à ADEI – Agencia para o Desenvolvimento Empresarial e Inovação éo do apoio à construção de um sector privado capaz de competir, encarando a dura realidade dos mercados hodiernos. Não há alternativas.

No sector agrícola, há que promover a sua modernização e empresarialização. Para a ADEI, é uma prioridade e, felizmente, tem havido resultados encorajadores. No sector produtivo, continua a haver um grande deficit. O desafio é grande.

Com esta brochurapretende-se dar a conhecer, de uma forma geral, as oportunidades de negócios nos sectores primário, industrial ou de transformação e serviços. A ADEI estará disponível a prestar esclarecimentos adicionais e ajuda específica aos empreendedores. Tratar-se-á de colocar em prática os ensinamentos obtidos. Juntos, envidando esforços para transformar o país numa economia moderna e competitiva. O MTIE –Ministério do Turismo, Indústria e Energia, enquanto entidade governamental que tutela a ADEI, associa-se a esta iniciativa, essencial para se perseguir o grande objectivo de melhoria da qualidade de vida dos cabo-verdianos.

5

ADEI - Missão, Visão e Objecto
Agência de Desenvolvimento Empresarial e Inovação (ADEI), dotada de capacidade e autonomia, que trabalha n a promoção d o sector p rivado n acionale d a inovação, n a identificação e e liminação dos constrangimentos ao desenvolvimento empresarial, no aproveitamento das oportunidades do mercado, visando fundamentalmente a constituição de um sector privado forte e competitivo. Visão: "Ser uma Agência de referência nacional e internacional no apoio ao desenvolvimento sustentável das empresas cabo-verdianas e fomento da cultura empreendedoraMissão: "Promover a Inovação, a competitividade e o desenvolvimento das empresas privadas em todos os aspectos relevantes e em consonância com as políticas do governo" Objecto: S eguem agora os p ilares de actuação d a ADEI, F acilidade d e acesso a o financiamento, melhoria elevado de negócios e facilidade de acesso às tecnologias e ao conhecimento.

6

Matriz de Intervenções Específicas para...
tracking img