adeee

870 palavras 4 páginas
InforMMA
Informativo Diário do Ministério do Meio Ambiente
Ano II – Nº 40 – 09 de maio de 2000

Principal

Sarney Filho defende na UFRJ consenso entre ambientalistas e ruralistas

O ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, afirmou que não deve existir disputa entre o setor rural e a área ambiental em torno de alterações do Código Florestal. Em palestra para professores e alunos na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ele defendeu que ruralistas e ambientalistas busquem, em conjunto, soluções para aumentar a produtividade e a rentabilidade da agricultura sem prejudicar o meio ambiente. O ministro foi enfático ao afirmar que o tamanho das reservas legais deve permanecer nos parâmetros estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que fixa em 80% a extensão de mata nativa a ser preservada nas propriedades rurais situadas em área de floresta na Amazônia Legal. Nas áreas de cerrado da Amazônia, a reserva legal foi fixada em 35%. “É inaceitável qualquer retrocesso na proposta aprovada pelo Conama”, afirmou o ministro.
A proposta do Conama alterando o Có­digo Florestal foi entregue na semana passada ao pre­si­den­te do Senado, Antônio Carlos Ma­ga­lhães, e deverá ser vo­tada ain­da esta semana na Co­mis­são Mista que examina o assunto. Sar­ney Filho rei­te­rou que o Ministério do Meio Ambiente irá atuar no Con­gres­so pa­ra impedir que a pro­posta dos ru­ra­lis­tas seja aprovada. Os ru­ralistas que­rem que a reserva legal na Ama­­zô­nia seja fi­xa­da em 50% da pro­­pri­­e­­da­de nas áreas de floresta e em 25% nas áreas de cer­ra­do.
Durante o encontro, que contou com a participação do reitor da UFRJ, Jo­­­sé Henrique Vilhena de Paiva, o mi­nis­­­tro defendeu mudanças no modelo bra­­­sileiro de desenvolvimento eco­nô­mi­co que, em sua opinião, até agora foi fei­­to com alto custo ambiental e so­ci­al. “É preciso deter o avanço sobre a nos­sa biodiversidade ou, então, iremos su­cum­bir e seremos conhecidos como o país que

Relacionados