ADEC FEB

430 palavras 2 páginas
1) Explique o sentido da colonização do Brasil utilizando as contribuições de Caio Prado JR.
Caio Prado para explicar a colonização, foca sua abordagem em elementos do passado que diz serem determinantes para compreensão do tempo presente. O Brasil durante três séculos foi uma colônia. A transição do feudalismo para o capitalismo marca as condições exógenas, que trouxeram mudanças, um novo modo de vida e organização da sociedade estava se transformando. A vida feudal foi transformada, emergia na Europa a busca de riquezas. O autor vê as grandes navegações como expansão do novo mundo, o comércio que surgia estava entrando em choque com a antiga estrutura. Os negócios se iniciam com a colonização do Brasil, porém no país não foi encontrado nenhum ouro, os portugueses então fazem do território brasileiro um negócio. Houve uma tentativa de escravização dos índios com interesse mercantil, com isso houve o comércio de pessoas na costa da África. A ideia de povoar não ocorre apenas o comércio que interessava. O Brasil colônia, foi visto como uma empresa mercantil, onde os colonos não vieram para trabalhar, outros trabalhavam em seu lugar. Foi um grande negocio para atender os interesses externos, que necessitava de alta rentabilidade, a economia não atendia a população que aqui residia. Sendo assim, forma-se uma estrutura econômica voltada pra os interesses estrangeiros.

2) Explique as características da economia colonial, sobretudo enfatizando a questão da escravidão. Utilize como referencial as discussões de Celso Furtado.

O Brasil colônia surge em um período de turbulência, no contexto de transição do feudalismo para o capitalismo. Nesse cenário, constitui-se o pacto colonial, trazendo o exclusivismo de território, exportar manufatura com preços elevados e importar produtos coloniais a preços reduzidos. Os lucros coloniais deveriam ser extraordinários e concentrar-se nas mãos dos comerciantes, restando a colônia o mínimo. De acordo com Celso Furtado, o negócio no

Relacionados

  • sei la
    20471 palavras | 82 páginas