addd1

665 palavras 3 páginas
De acordo com as principais teorias geomorfológicas apresentadas nas aulas 1 e 2 e com a aplicação da abordagem sistêmica na geomorfologia, apresentada na aula 3, faça uma pesquisa sobre a dinâmica das vertentes, apontando a contribuição dessas diferentes contribuições teóricas para o entendimento dos processos geomorfológicos nas encostas.

DINAMICA DAS VERTENTES

O estudo da fisiologia da paisagem reveste-se de grande importância na análise do relevo por incorporar conhecimentos envolvendo fatos de interesses diversos e atuais. Por inserir o homem na análise dos processos, assume relevância enquanto temática de interesse geográfico. A apropriação do relevo pelo homem, como recurso ou suporte, é responsável por alterações substanciais do seu estado natural, como a implementação de cultivos que ocasionam desmatamento, modificando radicalmente as relações processuais: do predomínio da infiltração para o domínio do fluxo por terra; o desenvolvimento da morfogênese em detrimento da pedogênese; as atividades erosivas em relação ao comportamento biostásico relativo ao estágio precedente; as perdas de recursos para adoção de medidas corretivas em detrimento de investimentos que poderiam ser destinados a benefícios sociais.
A teoria do equilíbrio dinâmico considera o modelado terrestre como um sistema aberto, ou seja, mantém constante troca de matéria e energia como os sistemas adjacentes. Considera a paisagem como produto do comportamento balanceado entre os processos morfogenéticos e a resistência da superfície terrestre.
As diferentes paisagens da superfície terrestre, encontramos diversos processos de ocupação da população, as teorias geomorfológicas, vieram se modificam ao longo dos anos. Onde encontamos quatro principais teorias geomorfológicas.
A primeira delas e a Teoria do Ciclo Geográfico que foi colada em pratica po William Morris Davis e foi aplicada nas regiões temperadas úmidas e foi alicerçada que a paisagem das vertentes passaria por uma

Relacionados