Adaptors and innovators - Michael Kirton

737 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES

Laboratório de Criatividade em Marketing

Adaptors and innovators - Michael Kirton

Esta resenha baseia-se, principalmente, no 3º capítulo do livro de Michael Kirton nomeado “Adaptors and Innovators”. O livro apresenta uma nova abordagem sobre criatividade e resolução de problemas, distinguindo o estilo de resolução da capacidade individual. Através do modelo Kirton Adaption-Innovation Inventory (KAI) o texto busca elucidar algumas questões enfrentadas pelas empresas como, por exemplo, a resistência a mudanças, a falta de inovação, o alto nível de turnover da sua equipe e os conflitos entre grupos.

O KAI tem sido estudado e validado no mundo inteiro por muitos anos e já é colocado em prática por muitas empresas, inclusive algumas das muito cobiçadas pelos estudantes de marketing, como: Shell, British Airways e Procter & Gamble. Esse modelo explora as características dos estilos de pensamento dos indivíduos em frente aos problemas e as características das tomadas de decisão.

Decisões são essencialmente baseadas na escolha de uma solução para um problema e são diretamente influenciadas pela originalidade e inovatividade dos indivíduos.

O modelo de Kirton demonstra que o estilo cognitivo preferido por uma pessoa é totalmente relacionado (estatisticamente) com seu nível ou capacidade. Isso torna possível examinar os conceitos de criatividade, resolução de problemas e tomada de decisão dos indivíduos, de modo a prever seu comportamento e dos grupos dos quais eles participam.

Os estudos apresentados no texto também mostram que essas não são as únicas características que afetam a performance individual. Outros fatores como: motivação, conhecimento, habilidades sociais e contexto organizacional também são fortes fontes de impacto nos resultados.

O capítulo três foca exclusivamente no relacionamento dos adaptadores e inovadores no ambiente de trabalho. Uma das primeiras conclusões

Relacionados

  • Fdafd
    21605 palavras | 87 páginas
  • Gestão
    21605 palavras | 87 páginas