adaptacao_filosofia e etica

7071 palavras 29 páginas
Adaptação
Disciplina: Filosofia e Ética

NOME
ELIANE MANGUEIRA DE ALENCAR
RA
2400007053

Fichamento

Anhanguera Educacional
2015
Adaptação
Disciplina: Filosofia e Ética

Fichamento

Trabalho desenvolvido na disciplina Filosofia e Ética apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação do Fichamento, sob orientação do professor Juan Carlos Matarazzo Sanchez.

Anhanguera Educacional
2015
Temas Recorrentes
A Vida, A Morte, A Liberdade; A Igualdade.
A Vida
Vida é um ciclo ininterrupto que se inicia na fecundação e deve perdurar, sem interferência, até seu fim, que é a morte.A vida é a motivação de tudo o que a humanidade produz. É o motivo para tudo o que fazemos. Sem a vida nada faz sentido. Inclusive, o direito, existe para quem desfruta da vida. Toda intervenção humana capaz de alterar esta trajetória, se caracteriza como um ataque à vida, por isso a punição do homicídio, aborto, induzimento ao suicídio, etc. Todo ser humano tem o dever de tutelar e defender a vida. Omitir-se no socorro de alguém que corre risco de morte é também infração penal.
É perfeitamente compreensível que a tese de aborto seja bem aceita por quem foi treinado e bombardeado para ser egoísta. Pois na outra ponta está o sacrifício e o desconforto para se criar uma criança, muitas vezes indesejada e até deficiente. Reconhecer, portanto, que sacrificar a vida, impedi-la de vir à luz, abreviá-la, não é só contra o direito, mas também contra a moral. A vida é algo de valor tão incomensurável que chega a não haver sentido em se debater o valor que se deva conferir à vida.
A Morte
O mistério democrático desde a evolução da espécie continua a afligir incertezas quando questionado, nem mesmo após anos de evolução da ciência pode-se explicar o verdadeiro sentido. É natural do comportamento do ser humano disfarçar a morte e tratar a vida como imortal. No entanto ela é inevitável, não escolhe quem, circunstâncias, cultura ou religião. É capaz de

Relacionados