Adaptação escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 32 (7761 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 28 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE PEDAGOGIA

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL

Como Entender o Problema de Adaptação Escolar

Projeto apresentado ao curso de pós-graduação “Psicopedagogia Institucional” como um dos pré-requisitos a obtenção de grau de pós graduado.

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO................................................................................................... 03

2 – JUSTIFICATIVA ................................................................................................. 04

3 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ......................................................................... 05

4 – POSSÍVEIS PROPOSTAS DE SOLUÇÕES PEDAGÓGICAS .......................... 31

5 – CONCLUSÃO.................................................................................................... 32

6 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .................................................................. 34

1 – INTRODUÇÃO

Esta pesquisa foi elaborada para ajudar o educador a entender e compreender as crianças com dificuldades de adaptação escolar.
Basta o educador estabelecer a distinção entre os sintomas aparentes ereais, as causas extrínsecas e intrínsecas e diversos fatores que podem influir e agravar tais problemas.
Nesta pesquisa você conhecerá os três grupos de inadaptação escolar; como avaliar e compreender melhor o comportamento dos escolares para solucionar com mais acerto as dificuldades que encontram, levá-los a uma compreensão mais científica do comportamento das crianças, conhecer a distinção queexiste entre: capacidade de aprendizagem, rendimento escolar e nível de escolaridade, como definir o “setor comportamento”, “setor recreação”, “setor físico”. Como elaborar um relatório sobre o educando que apresenta tal dificuldade.
Fraco é aquele que permite que seus pensamentos controlem suas ações, forte é aquele que força suas ações a controlar seus pensamentos.
Criança – umasmais, outras menos, mas todas precisam de atenção.

2 – JUSTIFICATIVA

Há 23 anos que trabalho com a Educação.
Nas décadas passadas passávamos por esse problema com educandos da classe de baixa renda. Onde os “classificados” não se adaptavam à escola por que a mesma era um mundo fora de uma realidade. (E era mesmo!).
E hoje? Onde o mesmo problema se agrava com educando de classemédia e alta, porque a Escolinha é também um mundo fora de sua realidade.

3 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

As crianças com dificuldades de adaptação escolar caracterizam-se por pautas de comportamento que denunciam falta de adequação e correspondência aos estímulos do ambiente escolar e do processo educativo.
Nesses casos é importante estabelecer-se, desde logo, a distinção entre os sintomasaparentes e reais, as causas extrínsecas e intrínsecas e os diversos fatores que podem influir e agravar tais problemas.
As causas intrínsecas estão relacionadas às condições físicas, intelectuais, emocionais que levam a criança a apresentar reações inadequadas na escola. Já as causas extrínsecas estão ligadas às influências ambientais, familiares, ou sociais. Dentre os fatores que influenciampodemos distinguir a falta de compreensão e aceitação dos problemas pelos professores, falta de diagnóstico, de orientação e assim por diante.
Telma Reca distingue três grupos de inadaptação escolar:
( dificuldades no rendimento escolar;
( dificuldades na conduta e nas relações sociais;
( distúrbios na saúde física e mental da criança;
A fim de melhor compreender tais problemas éimprescindível proceder-se à sondagem dos fatores hereditários, das condições físicas e de desenvolvimento dos alunos, bem como das pressões do meio.
Outro ponto importante a salientar é o critério de gravidade desses casos, uma vez que é comum os professores considerarem como dificuldades mais graves aquelas que mais perturbam a dinâmica da classe e que dizem respeito a comportamentos que não...
tracking img