Adan smith

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (405 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
No século XX não era mais possível manter uma definição vaga do papel corretivo e protetor do Estado.Keynes assumiu uma postural completamente a favor a esse aspecto.Acredita em um envolvimento totaldo estado na administração economica,com total interesse na sobrevivenvia do capitalismo privado(industrial)
Para Keynes era muito evidente que as mudanças nas condições e determinações objetivas dodesenvolvimento político e economico tornavam necessários ajustes correspondentes.
Estes anos foram marcados pela parada das relações de comércio durante a Primeira Guerra Mundial, seguindo-seprimeiramente a inflação, a instabilidade da taxa de câmbio e os desequilíbrios do balanço de pagamentos, e mais tarde pela deflação e desemprego em massa em escala internacional.
Com um aumento dodesemprego e um paradigma liberal onde o mercado regula a si próprio a uma grande diferença entre o pleno emprego e o desemprego amplo, Keynes defende essa intervenção do estado para diminuir esseproblema.

2-Explique a conexão entre o caráter monetário da economia e a tendência constitutiva da crise, em Keynes.

Para Keynes há uma propensão a consumo.Uma porcetagem da renda é destinada aoconsumo (é um dado cultural e é relativo,dependendo de cada cultura).
O individuo quanto mais rico consome mais, mas destina uma menor parte ao consumo.Já o pobre consome imediatamente o que produzem.
Comos desempregos por conta do período de crise guerras a propensão para consumir é muito baixa, tendo então que investir muito no capital constante. Quando esse investimento não é alto suficiente gerao problema da demanda efetiva.
A crise é um problema de insuficiência de demanta efetiva (baixo investimento.
O Capital constante tende ser maior que o capital variável(Composição oganica do K)
Oque determina a investimento no capital constante:
1º a espectativa de lucro
2º Taxa de juros(crédito)
Se o 1º for maior que o segundo há um investimento caso contrário ele não investe.Com isso...
tracking img