Adam smith

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3319 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ADAM SMITH
Adam Smith foi um importante filósofo e economista escocês do século XVIII.
Suas idéias tiveram uma grande influência na burguesia européia do século XVIII, pois atacavam a política econômica mercantilista promovida pelos reis absolutistas, além de contestar o regime de direitos feudais que ainda persistia em muitas regiões rurais da Europa.
Smith é quase unanimemente considerado opai da economia política, tendo influenciado profundamente todo seu desdobramento posterior. Esta, por sua vez, deu origem àquilo que hoje conhecemos simplesmente como economia ou ciências econômicas. Adam seria então considerado responsável por adotar os estudos econômicos de “racionalidade”, emprestando a esse campo do saber autonomia e cientificidade, secularizando-o conseqüentemente.
Ahistória da recepção do pensamento de Smith pode ser representada como uma sucessão de períodos em que se alternam momentos de maior e de menor prestígio e, sobretudo, em que se modificam e se acrescentam as perspectivas a partir das quais sua contribuição foi apreciada.
Sua reputação como pensador antecede ao período em que ele foi entronizado como o fundador da economia política e um dos pioneiros emque ele foi entronizado como o fundador da economia política e um dos pioneiros do liberalismo econômico.
O prestígio de Smith nos meios intelectuais e políticos ampliou-se com a publicação da Riqueza das nações. A extensão do livro e sua estrutura nem sempre muito clara, entremeando a exposição do sistema teórico com longas digressões sobre a história e as práticas de diferentes sociedades,voltaram a causar temor entre seus amigos e admiradores quanto à fortuna que alcançaria entre o público letrado.
Smith, entretanto, nunca se importou em promover sua obra, em arregimentar discípulos ou em popularizar suas idéias. De certa maneira, isto ajuda a entender o porquê de – mesmo tendo se tornado uma importante fonte de informações para os parlamentares britânicos envolvidos na discussão dequestões econômicas – os princípios expostos na Riqueza das nações não terem sido citados como argumento por qualquer das partes envolvidas nos confrontos políticos mais inflamados daquele período.

SUA HISTORIA
Nasceu na cidade escocesa de Kirkclady, em 5 de julho de 1723.Filho de Adam Smith e Margarete Douglas, seu pai era fiscal da alfândega e sua mãe filha de um proprietário de terras.Suaformação acadêmica foi iniciada na Universidade de Glasgow em 1737 aos 14 anos.Em 1740, após se graduar, Smith consegui uma bolsa para estudar em Oxford.
Após 6 anos retornou a Escócia onde ministrou cursos avulsos a partir de 1748 sobre literatura inglesa e problemas econômicos.Em janeiro de 1751 aos 27 anos foi nomeado a professor de Lógica e em 1752 conduzido a condição de professor deFilosofia Moral, na Universidade de Glasgow.
Em 1759 publicou o livro a Teoria dos Sentimentos Morais como parte de um ambicioso projeto literário, incluindo princípios de economia e política econômica, que seria a semente da Riqueza das Nações, publicada no ano de 1776.
O trabalho “A TEORIA” tornou-se lido e conhecido atraindo a atenção de um importante político, Charles Townshend, quem havia se casadorecentemente e procurava um tutor para seu enteado Duque de Beccleuch.Pela admiração que Charles Townshend tinha por Smith e seu trabalho, propôs a ele a função de tutor de seu enteado,lhe oferecendo um salário acima do que ganhava na universidade.Smith aceitou sua proposta, renunciando sua cadeira em 1763 e partiu para França no ano seguinte como tutor do jovem Duque de Buccleush.
Eles ficaramem Toulouse, cidade comercialmente importante na época, por lá Smith iniciou os manuscritos do “RIQUEZA DAS NAÇÕES” .
De Toulouse foram para Genebra, onde encontrou-se com Voltaire, de lá seguiram para Paris, onde Hume, secretario da embaixada britânica, apresentou Smith aos grandes salões literários do Iluminismo Frances.La ele encontrou um grupo de reformadores sociais e teóricos da...
tracking img