Adam smith

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1654 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Adam Smith




Adam Smith foi um filósofo escocês social e economista. Ele era filho de outro Adam Smith, controlador de costumes em Kirkcaldy, uma pequena vila de pescadores perto de Edimburgo, e sua mãe Margaret. Não se sabe muito sobre a infância de Smith, exceto que ele freqüentou a escola em Kircaldy. Também quando criança ele foi raptado pelos ciganos quando tinha quatro anos deidade, após uma perseguição pelas autoridades, os ciganos o soltaram. Em sua época o Reino Unido (Inglaterra unida à Escócia desde 1707) vivia o período de grande atividade marítima que antecedeu a Revolução Industrial nessa mesma época estava ocorrendo guerras: A da Sucessão da Austrália e a Guerra dos 7anos, esta ultima envolveu a frança.
Na idade de 14 anos, Adam foi estudar na Universidadede Glasgow. Depois de se formar em 1740, Smith ganhou a Bolsa Exposição Snell. Ele viajou para Oxford, onde permaneceu no Balliol College, durante seis anos.
Foi em Oxford que Smith desenvolveu um firme conceito de filosofia, principalmente por seu próprio ensino. Para ele a nação cresceria somente se os homens, através de seus governos, não inibissem este crescimento concedendo privilégiosespeciais que iriam impedir o sistema competitivo de exercer seus efeitos benéficos.
Com esses pensamentos ele escreveu um livro “A Riqueza das Nações,” defendendo a divisão do trabalho no processo produtivo, enfatizou a importância do empreendimento individual e falou sobre os benefícios do livre comércio. Ele advertiu contra a intervenção desnecessária por parte do Estado nesteprocesso. Este livro veio a ser conhecido como um dos livros mais importantes e influentes já escritos sobre o tema da economia. Quando publicado em 1776 foi um sucesso imediato.
A ciência da economia é recente, tem pouco menos de 200 anos os antigos tratavam dela sem saber da importância que ela tinha para sociedade. Smith pode ser considerado o patrono da disciplina, já que foi um grande pensador,criou um pensamento estruturado. Para ele o governo não precisa interferir na economia, um mercado livre produzirá bens na quantidade e no preso que a sociedade merece, ele ainda escreveu que: “cada indivíduo procura apenas seu próprio ganho” Adam Smith foi o fundador da economia, como a conhecemos até hoje Seus pensamentos moldaram as idéias modernas sobre a economia de mercado Ele acreditava que asresponsabilidades do governo, deveriam ser: definir direitos de propriedade, criar tribunais honestos, impor impostos menores e subsídios para compensar bem definidos e rigorosamente especificados "falhas de mercado”. Smith falou que os esforços estaduais e pessoais, para promover o bem social são ineficazes em relação às forças de mercado desenfreadas. Adam Smith acreditava que o governo forteera uma grande necessidade, principalmente para criar e aplicar leis e garantir justiça.
Ele acreditava em uma parceria entre o governo democrático e as pessoas, mas sabia que cada um deve fazer o que faz melhor - Empresários não devem controlar o sistema de justiça, nem o governo deve tentar executar negócios. Assim, ele era o verdadeiro pai de privatização “que ainda é verdade”
Em 17 dejulho de 1970 com 67 anos com todas as horas e reconhecimentos Smith morreu Foi enterrado no pátio da igreja em Canongate, com um monumento simples dizendo que Adam Smith, autor da “Riqueza das Nações", estava enterrado ali. Seu tato político e sua experiência em conduzir os negócios atraíram estudantes de nações tão distantes quando a Rússia, e seus últimos anos foram coroados não somente comexpressões de admiração de muitos pensadores europeus, mas também por um crescente reconhecimento, nos círculos governamentais democráticos, da importância de suas teses para a condução de uma política econômica prática.




Karl Marx




Karl Marx nasceu em em Trier em 5 de Maio de 1818, ele era socialista economista e sociólogo, morreu em Londres em 14 de maio de 1883 estudou...
tracking img