AD2 Gest O De Pessoas

337 palavras 2 páginas
Time Esportivo x Equipe Organizacional

Aluno (a): Ana Cristina Correia da Cruz

Time Esportivo x Equipe Organizacional

Ao correlacionar um time esportivo e uma equipe organizacional alguns pontos são evidenciados, dentre eles a euforia dos atletas entrando no campo, é um fator motivacional para os integrantes da equipe. O momento do gol, como o alcance de resultados e consequentemente alcance de objetivos.
Tanto em um time esportivo como numa empresa, na vida organizacional existem grupos e existem equipes. Grupo é um conjunto de pessoas que interagem umas com as outras, são psicologicamente consciente uma das outras e percebem-se como um grupo. Equipe são indivíduos capazes de melhorarem o desempenho quando a tarefa requer múltiplas habilidades, julgamentos e experiências, quando se têm um propósito de competição mais eficaz e eficientemente.
No esporte existem parâmetros, fundamentos e regras claras que permitem uma maior objetividade no alcance de desempenhos e resultados. Observa-se assim que para transformar uma equipe em um time é fundamental classificar todas as regras do jogo e tornar as coisas objetivas.
Os papéis e reponsabilidades devem ser bem definidos, pois, estão associados as competências, ou seja, cada membro do time tem um papel, um posicionamento e um conjunto de características especiais, que estão alinhados a suas competências chaves e suas competências adicionais, dessa forma o líder do time pode atuar no desenvolvimento dos processos de competências específicas de cada função. Em um time as competências se completam.
Pra o alcance dos objetivos é necessário treinamento e desenvolvimento das competências chaves que poderão fazer diferenças nos resultados. Observa-se que para se transformar uma equipe em um time é fundamental avaliar as competências chaves, observando o desempenho de cada membro da equipe em relação às competências chaves, identificando o plano de treinamento e desenvolvimento.
Os esportes como

Relacionados

  • Coaching nas organizações
    45182 palavras | 181 páginas
  • apostila pesquisa operacional
    38803 palavras | 156 páginas
  • Engenheira
    38803 palavras | 156 páginas