AD2 Dimanica da terra

319 palavras 2 páginas
UENF/CEDERJ
Licenciatura em Ciências Biológicas
Disciplina: Dinâmica da Terra
Coordenadoras: Glauca Torres Aragon e Cleide Ferreira da Silva Albuquerque
AD2 – 2013/1 Valor: 10 pontos
ATENÇÃO: Entrega apenas via ferramenta atividades da plataforma até 30/04.
Leia atentamente as instruções de envio abaixo:
Responda sua AD usando seu editor de textos, e depois copie e cole suas respostas no espaço que aparece ao clicar em “enviar tarefa”.
Evite deixar a postagem para o último dia e confira se sua resposta está visível após a postagem. Não serão aceitas reclamações provenientes de erros de postagem por parte do aluno.
Em caso de dificuldade procure ajuda do tutor presencial ou a distância.

1. (2,5 pontos) Selecione uma era do Éon Fanerozóico, identifique o tempo decorrido desde seu início até o fim, e descreva, em ordem do evento mais antigo para o mais recente, cinco eventos importantes do ponto de vista biológico (informe em qual período ocorreu cada evento).
2. (2,5 pontos) Qual é a diferença entre datação absoluta e relativa de uma sequencia de eventos geológicos? Explique como é feita a datação absoluta das rochas. 3.

(2,5 pontos) Em uma bacia sedimentar foram observadas três camadas de rochas.
A camada basal era constituída por um argilito no qual foi encontrado um fóssil de trilobita. A camada intermediária era constituída por uma rocha vulcânica, um basalto, datado em 139 milhões de anos através do método do rubídio-estrôncio. A camada superior era constituída por um arenito afossilífero. O que pode ser afirmado sobre a idade do arenito? Justifique sua resposta informando em quais princípios da estratigrafia você se embasou.

4.

(2,5 pontos) Um mineral formado a partir da cristalização de um magma possuia inicialmente 1.000.000 de átomos de um isótopo – pai radioativo.
Sabendo que a meia vida deste isótopo é de 1 semana, quantos átomos deste isótopo continuarão a existir depois de 4 semanas?

Relacionados