AD2 Alfabetiza o 1 Viviam

1344 palavras 6 páginas
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCH
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Unirio/Cederj/uab

Segunda Avaliação à Distância (AD2)- 2015-1
Disciplina: Alfabetização 1
Coordenação: Profa. Margareth Brainer

Nome: Viviam Matrícula: Polo: Três Rios

Caro estudante, segue a primeira avaliação à distância (AD1) da disciplina de Alfabetização 1 deste semestre letivo. Todas as questões foram elaboradas a partir dos textos teóricos indicados no cronograma da disciplina, e, por este motivo, a leitura atenta e aprofundada deles é essencial para fundamentar as respostas, e consequentemente, obter um bom desempenho numa avaliação acadêmica.
É importante lembrar que CÓPIA DE ARTIGOS OU CORRELATOS não são aceita. Ao escrever, atente para as orientações apresentadas no quadro abaixo.
Estude! Procure dialogar com seus colegas sobre cada questão e buscar orientação com os tutores pelos canais de comunicação disponíveis pelo Curso. Bom trabalho!
A Equipe de Alfabetização 1

Segunda Avaliação à Distância (AD2)- 2015-1 - Disciplina: Alfabetização 1

TEXTO 1 - Responda as questões abaixo referentes ao artigo “Letramento e leitura: formando leitores críticos”, de Cafiero (2010) :
a) (0,5 ponto) Quais os objetivos da autora no artigo?

O primeiro objetivo é mostrar que é importante continuar ensinando a ler em todas as séries e níveis de ensino; o segundo objetivo é sugerir um conjunto de possibilidades que permitam ampliar o universo de leitura dos alunos, propiciando a formação do leitor, ou seja, Delaine Cafiero, no Capítulo 4, percorre um caminho no âmbito da leitura: no que consistiria a atividade de ler com compreensão e de forma crítica? Ao dar subsídios para uma resposta a essa questão, a autora discute a formação escolar do leitor. Inicialmente, demonstra a necessidade de a escola tomar a leitura como efetivo objeto de ensino, e não

Relacionados