AD2 ALFA 1 2015 1 2

2176 palavras 9 páginas
Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Curso de Licenciatura em Pedagogia
UERJ /CEDERJ
Avaliação a Distância 2 (AD2)
ALFABETIZAÇÃO 1
Coordenadora: Marta Cardoso de Lima da Costa Rego
2015.1
( data limite de entrega no Polo até 25/4/2015)

Questão 1 ( 2 pontos)

Toda ação pedagógica é reflexo de uma concepção sobre a forma que a aprendizagem se processa. No módulo de Alfabetização I foram discutidas as concepções mecanicista, construtivista e sociointeracionista. A partir das aulas estudadas, complete o quadro abaixo estabelecendo um paralelo entre as três concepções:

Concepção Mecanicista

Fundamentação Teórica: Fundamenta-se na padronização e na homogenização. No Brasil, o principal interesse, na definição de políticas públicas para a educação, era a criação de métodos que garantisse o sucesso dos alunos na aprendizagem do processo de leitura e de escrita. O que se pretende é um processo educacional em massa, onde os indivíduos com pouca ou nenhuma capacidade de pensar, expressar opiniões, ou ter um posicionamento crítico.

Como se processa o ensino: Incentivavam o uso da Cartilha( sugere algo automatizado) e para cada método utilizado criava-se uma nova cartilha, acompanhada de um livro do professor, de um suplemento com atividades de prontidão e de cartazes para da serem usados no mural de apoio da sala de aula.

Como se dá o processo de aprendizagem: Através da abordagem Síntetica: O aprendizado parte dos aspectos mais simples para os mais complexos. Primeiro se aprende o alfabeto, depois as sílabas, as palavras, as frases e por útimo textos completos e da abordagem Analítica: propõe que o prcesso de aprendizagem seja disparado pelo reconhecimento global de palavras-chave ou de frases.
Parte de unidades maiores: contos, histórias, frases ou palavras para chegar às sílabas e às letras.

Exemplos de ação pedagógica dessa

Relacionados

  • Filipe Zau Educa Ao Em Angola 1
    236548 palavras | 947 páginas
  • livro
    225318 palavras | 902 páginas