Ad1 turimo

4233 palavras 17 páginas
1

O surgimento da Sociologia

Meta da aula
Contextualizar o surgimento da Sociologia como disciplina dedicada ao estudo científico da sociedade.

Objetivos
Esperamos que, após o estudo do conteúdo desta aula, você seja capaz de:

1

identificar o caráter científico da Sociologia;

2

reconhecer o surgimento da Sociologia na forma de uma resposta para as transformações ocorridas na sociedade moderna e industrial;

3

avaliar a importância da Sociologia para a compreensão dos fenômenos sociais.

Aula 1



O surgimento da Sociologia

Introdução
Você deve estar se perguntando sobre a importância da Sociologia para a compreensão do fenômeno turístico. Em primeiro lugar, é importante destacar que o turismo é uma prática social que tem na sua essência o movimento de pessoas, proporcionando o contato com o desconhecido e com o conhecido construído socialmente. Em segundo lugar, o ensino de Sociologia na formação de profissionais de diferentes áreas é cada vez maior, constituindo um conhecimento que pode levar a um maior comprometimento e responsabilidade com a sociedade em que se vive.
Dessa forma, esperamos que, com esta disciplina, você encontre, além de informações teóricas, um instrumento intelectual que possibilite uma análise científica e crítica da realidade social e dos processos ligados ao turismo. Trata-se, portanto, de uma reflexão indispensável para o desenvolvimento de um turismo responsável, sob o ponto de vista social e ambiental, principalmente por se tratar de uma atividade que produz significativas mudanças nas estruturas social e espacial.
Pois bem, em tempos de mudanças da estrutura básica da sociedade e da cultura, a Sociologia torna-se importante e necessária.
Esta foi a principal razão do surgimento da disciplina nas primeiras décadas do século XIX, respondendo a uma tentativa de estudar a vida social complexa e diversificada de forma sistemática, através de procedimentos científicos. Desde então,

Relacionados