Ad1 - tendencias no ensino da arte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1620 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Questão 1 (2 pontos)
Leia o trecho abaixo retirado de seu material didático e responda às perguntas de maneira clara, citando passagens do material para construir a sua resposta e buscando exemplificações.
[...] na vivência, há mera reação aos choques da vida cotidiana, a ação se esgota no momento de sua realização (por isso é finita); na experiência, o que é vivido é pensado, narrado, a açãoé contada a um outro, compartilhada, se tornando infinita. Esse caráter histórico, de ir além do tempo vivido e de ser coletivo, constitui a experiência. Mas o que significa entender a leitura e a escrita como experiência? [...] Quando penso na leitura como experiência [...] refiro-me a momentos em que fazemos comentários sobre livros ou revistas que lemos, trocando, negando, elogiando oucriticando, contando mesmo. [...] O que faz da leitura uma experiência é entrar nessa corrente onde a leitura é partilhada. [...] Defendo a leitura da literatura e de textos que têm dimensão artística, não por erudição, mas porque são textos capazes de inquietar [...]. (de KRAMER, 2000, pp. 28-29).

1.1. Comente a opinião transmitida no trecho acima. Em que acredita o autor a respeito da leituraliterária?
A autora acredita que a leitura literária é característica do tipo de leitor questionador, crítico e que interfere e compartilha sentimentos, isso é apresentado em parte do trecho acima e nosso material vem reforçar essa ideia quando afirma que: “Quando lemos, estamos nos posicionando diante do mundo; mas, ao mesmo tempo, esta nossa posição depende do que construímos sobre esse mundo, a partirdas possibilidades com que ele nos brindou, embriagou ou – quem sabe – deixou de nos presentear... Em outras palavras, lemos de acordo com concepções que construímos a partir de nossas condições objetivas de vida.”

1.2. Estabeleça uma relação entre esse comentário e os conceitos de leitura reduzida e de leitura ampliada.
Para essa autora o conceito de leitura estaria muito mais ligado ao deleitura ampliada, tendo como base as experiências de mundo que o indivíduo vivenciou, seria uma intertextualidade.
Segundo Kramer e de acordo com nosso material, quando cita um personagem do filme Vidas Secas, “Fabiano pouco falava. Ele não sabia ler nem contar. Mas entendia o mundo, e o lia, a partir de suas experiências de vida.”, a leitura teria uma diversidade enorme de sentidos ao serinterpretada e não somente a decodificação de códigos (palavras) escritos, “...podemos dizer que a produção da leitura sofre a interferência de nossas possibilidades sobre ela. Se temos um determinado conhecimento sociocultural, originado de condições socioeconômicas que nos favoreceram ao longo da vida, nossas leituras poderão ser mais profundas, intertextuais[...]. Ao contrário, se as condições quetivemos foram adversas, ou mais limitadas, nossa prática de leitura refletirá essa limitação.”
A limitação a que o material se refere é a leitura reduzida, é a leitura que se prende apenas na decodificação de símbolos, a que tem interpretação única, seria o sentido mais imediato.

Questão 2 ( 2 pontos)
Na crônica “Eco devorando seu filho”, de José Castello (anexa), encontramos o seguintequestionamento: Terá a literatura algo a ver com o ensino? Use a argumentação do crítico no texto e comente o que ele diz, tomando com base as aulas 1, 2 e 3.
“Terá a literatura algo a ver com o ensino?” Através da literatura a criança pode satisfazer suas necessidades, pois lhe é permitido assumir uma atitude crítica em relação ao mundo.
Ao longo dos anos, a educação preocupa-se em contribuir paraa formação de um indivíduo crítico, responsável e atuante na sociedade e por intermédio da literatura, nós professores podemos alcançar isso, pois, com essa prática – a da leitura - a criança desenvolve o senso crítico e melhora sua leitura e escrita.
Ao ler uma história a criança demonstra sua realidade em forma de fantasia, através dos desenhos, das brincadeiras, das histórias, das músicas....
tracking img