AD1 SOCIEDADES E ORGANIZAÇÕES 2014.2

576 palavras 3 páginas
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Avaliação a Distância – AD1
Período - 2014/2º
Disciplina: Sociedade e Organizações
Coordenador da Disciplina: Antonio M. Fandiño

Cada questão vale dois e meio (2,5) pontos;

1ª Questão:
A ciência weberiana se define como um esforço destinado a compreender e explicar os valores aos quais os homens aderiram, e as obras que construíram. Segundo Weber, o atributo particular da ética protestante é exaltar o “trabalho”. Explique qual é a perspectiva weberiana sobre o trabalho e quais suas consequências para o mundo organizacional capitalista.

R.: A perspectiva de Weber diz respeito ao atributo particular da ética protestante em relação ao trabalho, onde este se torna um meio de aproximação com Deus. O trabalho assume a função principal na vida do homem, e este age de forma justa e racional a fim de atingir êxito econômico, ou seja, ser uma pessoa agraciada pelas bênçãos divinas.
A combinação entre a disciplina racional no trabalho e o objetivo das empresas de obter o maior lucro possível constituiu historicamente o capitalismo.

2ª Questão:
Ao longo do século XX, a globalização do capital foi conduzindo ao intercâmbio da informação e dos padrões culturais e de consumo. Isso se deve não apenas ao progresso tecnológico, mas sobretudo ao imperativo dos negócios. Em função do exposto, explique como foi a restruturação do mercado de trabalho no Brasil a partir da decada de 1990, que acarretou e continua acarretando no país profundas transformações economicas oriundas do referido imperativo dos negócios desde então vigentes.

R.: Por meio do plano Real, em 1994, ocorreu uma melhor distribuição de renda entre os brasileiros, mas o trabalho informal cresceu significativamente.
O aumento do fluxo de comércio do Brasil com o resto do mundo fez com que as indústrias nacionais tivessem que

Relacionados