AD1 Medicina Aeroespacial

591 palavras 3 páginas
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual

Avaliação a Distância

Unidade de aprendizagem: Fatores Humanos e Aspectos de Medicina Aeroespacial
Curso:
Professor:
Nome do estudante:
Data:

Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1 (5,0)

CFIT (Controlled Flight Into Terrain) é um tipo particular de acidente aéreo. Pesquise e escreva sobre sua percepção de risco para a ocorrência de tal evento. Opine sobre possíveis recomendações para prevenção desse tipo de evento.

Após uma pesquisa, conclui que o CFIT se caracteriza quando um acidente aeronáutico em que uma aeronave em voo normal, e com condições plenas de voo, seja motores, sistemas e aero navegabilidade, acaba colidindo com o terreno.
Em geral, este tipo de acidente ocorre durante a fase de descida para o pouso e tem como principal fator contribuinte problemas relativos ao fator humano, podendo ser desde uma incorreta programação ou leitura dos sistemas, passando por um desconhecimento do terreno e seu relevo, até uma completa desorientação espacial.
Perda de consciência situacional; Competência da tripulação; Excesso de confiança na automação; Inobservância deliberada dos mínimos; Deficiente gerenciamento de recursos de tripulação (CRM), são alguns dos aspectos que contribuem para esse tipo de ocorrência.
Acredito que para prevenção desse tipo de acidente, precisaríamos de um melhor treinamento dos pilotos, seja pela empresa ou pela fabricante, e revalidação em menor prazo. Com o passar do tempo, alguns pilotos começam a ignorar certos riscos, criando um excesso de confiança que pode ocasionar esse tipo de acidente

Questão 2 (5,0)

Leia os textos:

* O piloto comercial e a jornada de trabalho: o tempo de jornada, o descanso e os acidentes, aspectos relacionados ao fator

Relacionados