Ad1 lp1 2010.1

1435 palavras 6 páginas
[pic]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - CCH PEDAGOGIA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL/CEDERJ

AVALIAÇÃO A DISTÃNCIA (AD 1)
LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO 1
2010.1

Nome: .................................................................. Mat.:........................................

Pólo: Rio Bonito

Prezados Colegas:

Esperamos que o material impresso de Língua Portuguesa na Educação 1 esteja lhe proporcionando momentos de reflexão sobre o uso de nossa língua materna. Este é o nosso objetivo número um !!!
Como você vai perceber, nossas ADs buscam essas reflexões por meio de estudos dirigidos aos pontos mais representativos de nossa disciplina.
Nesta AD, você encontrará uma questão relativa a esses pontos representativos.
Leia atentamente a questão e tente respondê-la com suas palavras, a partir de seu entendimento e da Oficina da qual você participou.

Boa sorte!!!

Questão única
A partir da exibição do filme Abril Despedaçado e levando em conta a leitura do material impresso da disciplina Língua Portuguesa na Educação 1, bem como a leitura do livro Preconceito Lingüístico, de Marcos Bagno, retire quatro passagens/trechos do livro de Marcos Bagno que fundamentem, respectivamente, os conceitos de poder, ideologia, cidadania e identidade cultural que se apresentaram no material impresso e no filme. Justifique suas escolhas!

Resposta: O Filme “Abril Despedaçado” conta a história de duas famílias marcadas pela pobreza, a disputa pela terra, a guerra de famílias e a grande tristeza presente na face dos personagens. Rodrigo Santoro faz o irmão de 20 anos que pela honra da família, precisa vingar a morte de seu irmão mais velho. O menino tem sua espontaneidade reprimida e seus sonhos calados pela vida dura que levam junto aos pais. O trabalho é o mais importante. Ninguém se atreve a parar ‘a roda de bois’, nem mesmo os últimos dias de vida de

Relacionados