AD1-Licenciatura em Pedagogia - Informática Instrumental

495 palavras 2 páginas
Curso: Licenciatura em Pedagogia
Polo: Rocinha
Matrícula: 15112080145
Nome: Lilton Almeida Knust Bravo

A Plataforma Moodle/CEDERJ
O ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é constituído a partir do desenho instrucional feito sobre a Plataforma Moodle1, que fornece as ferramentas de comunicação entre os participantes e as ferramentas de publicação de conteúdo, além das ferramentas de gerenciamento das atividades online. Utilizada pelo consórcio CEDERJ a plataforma Moodle é de grande auxílio no ensino a distância. O conceito da plataforma foi criado em 2001 por Martin Dougiamas e trata-se de um sistema de administração de atividades educacionais com a finalidade de criar comunidades on-line para a aprendizagem colaborativa. A linguagem utilizada na plataforma deve ser direta e simples facilitando a comunicação entre a aluno e professor, clareza e conteúdo adequado e interatividade. O Moodle é desenvolvido a sob da licença GNU de software livre e seu custo de implantação é baixo, podendo ser instalado em diversos sistemas operacionais diferentes desde que esses possam executar a linguagem de programação PHP em qualquer base de dados que possa ser acessada via ODBC.

Utilizações
A plataforma Moodle/CEDERJ conta com uma série de utilidades de gerenciamento, que envolvem não apenas os cadastros básicos, mas também a importação de informações, ferramentas de envio, gerenciamento de permissões, distribuição e arquivos e logs das funções críticas. A plataforma é um sistema de ensino inteligente capaz de observar por meio de dados o comportamento do estudante de forma a analisar a maneira que ele tem de aprender e mostra um espaço de trabalho adaptado ao seu método de aprendizado.
É permitido ao aluno um acesso integrado às novas funções do sistema, como sala de tutoria. E-mail, chat, material didático web. Ao coordenador e tutor a plataforma possibilita total liberdade para lançar chats e fóruns por disciplina que desejarem. Entre algumas

Relacionados

  • um teste
    796 palavras | 4 páginas
  • kkkddgghh
    261 palavras | 2 páginas
  • 2015 1 AD1 Unirio
    595 palavras | 3 páginas