AD1 INFORMATICA ADM CEDERJ

Páginas: 5 (1055 palavras) Publicado: 16 de setembro de 2014

ALUNA: _____________________________________________________
MATRÍCULA: ________________________________________________
CURSO: ADMINISTRAÇÃO


EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PERSPERCTIVAS E DESAFIOS PARA A UNIVERSIDADE PÚBLICA


INTRODUÇÃO

A Educação a Distância (EAD) não é uma forma recente de transmitir conhecimento, visto que desde i século passado existem experiências nesse campo. Noentanto, é inegável o impulso obtido na última década, principalmente em função da facilidade de utilização dos recursos da informática e da popularização do acesso à Internet. Apesar disso, em virtude das desigualdades sociais, a realidade brasileira é bem diferente de outros países, sendo ainda pequeno o contingente populacional que utiliza novas tecnologias e somente 5% da população possuemacesso à grande rede.

No Brasil, a Educação à Distância está normalizada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e Decretos subsequentes, dentre eles o de n° 2494/98 que define em seu art. 2°: “os cursos a distância que conferem certificado ou diploma de conclusão de ensino fundamental para jovens e adultos, do ensino médio, da educação profissional e de graduação serão oferecidos porinstituições públicas ou privadas especificamente credenciadas para esse fim [...]”.1


EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NO BRASIL


A história do EAD no Brasil se iniciou com a criação, em 1941, do Instituto Universal Brasileiro (IUB), que oferecia cursos por correspondência, beneficiando mais de 3,6 milhões de pessoas até hoje. Em 1947, surgiu a primeira experiência de curso radiofônico daUniversidade do Ar promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Funcionou até 1962.

Em 1967, a Editora Abril lançou a enciclopédia Conhecer, em fascículos, totalizando 12 volumes. No mesmo ano, o Ministério da Educação criou a Funtevê, atual TVE, e o governo de São Paulo criou a Fundação Padre Anchieta (TV Cultura), voltadas para atividades culturais e educativas.

Em1987, o Centro Nacional de Pesquisas (CNPq) lançou a Universidade Vídeo, para estimular a produção e uso do recurso. O projeto incluía um catálogo de filmes e vídeos de ciência e tecnologia.

Em 1996, foi realizada a primeira experiência de videoconferência conjugada com a Internet e voltada para a educação, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Um ano depois, o Ministério da Educaçãolançou o Pro-Info, para equipar escolas com microcomputadores, o que gera uma demanda por novos softwares educativos.

Com o advento da Internet, o EAD tornou-se, em sua maior parte, on line. Hoje, são as classes mais altas que o utilizam e as camadas mais desfavorecidas tornaram-se excluídas do processo – excluídas digitais.


A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NO CONTEXTO ATUAL


A educação aDistância recebeu notável impulso no Brasil a partir da aplicação de novas tecnologias, notadamente aquelas que envolvem a Internet. A intensa expansão das redes interconectadas de computadores vem ampliando o público desta modalidade de ensino, ao mesmo tempo em que confronta aqueles que trabalham em educação com novos desafios dentro da nova realidade.

No que concerne ao setor público já existeminiciativas com o objetivo de disseminar cursos a distância. Para isso, foi lançada em agosto de 2000 a UniRede, consórcio que reúne mais de 60 instituições públicas de ensino superior e, no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, foi criado o Consórcio Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro – CEDERJ, uma parceria entre o governo do Estado com as Universidades Públicas e asPrefeituras Municipais.


DESAFIOS


A rápida expansão do ensino a distância, em paralelo com o crescimento da internet, trouxe à tona velhos questionamentos e dificuldades desta forma de difusão de conhecimento.

É fundamental perceber que o surgimento do ensino a distância sempre foi apoiado por diversos meios e instrumentos de comunicação, como o rádio, televisão e veículos impressos. Em todos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ad1 CEDERJ INFORMÁTICA
  • AD1 DE INFORMÁTICA BÁSICA CEDERJ
  • AD1 CEDERJ INFORMATICA BASICA
  • AD1 de Informatica Cederj 2015-1
  • administração ad1 cederj informatica basica
  • Ad1 matematica fincanceira adm cederj
  • AD1 gesçao da qualidade Adm. púl. CEDERJ
  • Ad1 cederj

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!