AD1 Imunologia 2014 II

389 palavras 2 páginas
Atividade AD1 – Imunologia 2014 – 2 (04/08/2014)
Postagem com 01 comentário – até 16/08
Postagem sem direito a comentário – até 03/09

A figura 1 mostra um pé com uma abrasão recente. Como esperado, o pé apresenta-se inchado, avermelhado, e, evidentemente, deve estar doendo. São pelo menos três dos quatro sinais de uma reação inflamatória.
Mas, diferentemente do que costumamos imaginar, uma reação inflamatória pode ser disparada por eventos muito mais sutis do que o apresentado acima. Observe a figura 2.

Nela estão apresentadas três imagens da face inferior de um braço. Nele passamos a tampa de uma caneta, com força suficiente para pressionar firmemente a pele, porém insuficiente para ferila. A primeira foto foi batida logo após riscarmos o braço com a tampa de caneta. Não há sinal visível de sangramento ou laceração da pele. Mas, apesar disto, com 20 segundos já é possível observar um “vergão” se formando. Aos 60 seg. a marca da passagem da tampa já é bem visível. O lado direito das imagens teve suas cores realçadas para deixar mais visível o “vergão”.
Note, então, que pelo menos um dos sinais da inflamação, a “vermelhidão” (o famoso rubor), ocorre muito rapidamente mesmo sem um ferimento visível como o apresentado na figura 1.
Indicando que a reação inflamatória pode ser disparada mesmo por lesões muito pequenas, microscópicas até.
A pressão da tampa de caneta, embora não tenha lacerado a pele, deve ter sido suficiente para causar micro lesões em alguns vasos e células do local. Lesões estas que foram suficientes para disparar os mecanismos primários da inflamação. Que, como sabemos, fazem parte dos eventos iniciais da resposta imune inata.
1

Analise agora as figuras 3 e 4. Elas são “figurinhas fáceis” em qualquer livro de patologia.
Interprete-as. Elas mostram as alterações nos vasos, além de outros eventos, em uma reação inflamatória. Figura 3

Figura 4

À luz das informações existentes nas aulas 2, 3 e 5, responda as seguintes questões:
1- Descreva

Relacionados