AD1- Gestão Empreendimentos Turisticos


Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo
AD1 - Gestão de Empreendimentos Turísticos I
Professor: Ambrozio Queiroz

QUESTÃO 1 – Apresente uma análise sobre o surgimento da hotelaria comercial no Brasil.

Pode-se falar sobre hotelaria comercial no Brasil somente a partir do início do século XIX. Antes disso somente hospedarias precárias à margem das estradas e algumas poucas nas cidadesmaiores, para o atendimento de viajantes. Afora isso, hospedavam-se nas ordens religiosas e em casa de família.
Os primeiros empreendimentos, construção ou adaptação de locais para a hospedagem, começaram a ser implantados em torno de 1820, com a chagada da corte portuguesa e junto com ela, de comerciantes. Isso provocou o natural aumento da demanda por hospedagem. O padrão continuou muito ruim,bastante abaixo dos encontrados na Europa e EUA.
Somente no início do século XX, ao encontro de melhorias nos serviços públicos e de instalações é que a hotelaria teve seu impulso e se tornou fonte de recursos econômicos considerável.



QUESTÃO 2 – Cite quatro fatores que contribuíram para o processo de expansão das redes hoteleiras internacionais no Brasil.

A partir do meio da década de1990 os investimentos internos e externos aumentaram na expansão, melhoramentos e adequação às normas internacionais, da rede hoteleira nacional. Várias redes de bandeiras internacionais como a Accor, Pestana, Marriot, Ibis, vieram a se somar as nacionais que por sua vez tiveram que se adequar para continuarem competitivas.
Alguns fatores contribuíram para isso:
. A globalização da economia como natural fluxo de visitantes à negócio, obrigaram as redes hoteleiras internacionais a oferecerem no Brasil o mesmo padrão que apresentam no resto do mundo, além de, para não propiciarem oportunidades à concorrência, oferecerem hotéis com suas bandeiras nos principais pontos de negócios no pais.
. O setor de turismo cada vez mais competitivo, obriga as grandes redes procurarem a diversificaçãode produtos, oferecendo destinos novos com novos atrativos. A busca pelo novo, pelo ainda não explorado, tem indicado o Brasil com sua diversidade de regiões, como um lugar propício à novos investimentos.
. O aspecto econômico/financeiro é um fator importante de atração para as redes internacionais. No mercado interno, o aumento do poder aquisitivo acompanhado aos financiamentos e as facilidadesde acesso a pacotes turísticos incrementam o turismo interno. Somados a isso, há uma melhoria de infraestrutura e novas linhas de financiamentos ao setor.
. A expectativa de aumento da demanda do setor, seja motivado pelos eventos internacionais que o Brasil vai abrigar seja pela suas características de ausência de desastres naturais que tem abalado outros fortes pontos globais de turismo, sejapelo potencial do mercado em si, há um favorecimento para a expansão e contrução de novos empreendimentos turísticos no Brasil



QUESTÃO 3 – Destaque a importância da atividade turística e hoteleira para a economia brasileira.

O setor tem grande importância na economia brasileira não só pela sua participação no PIB (3% em 2009) mas principalmente pelo crescimento acentuado. De 2003 a 2009 osetor cresceu 32,4% enquanto a economia como um todo cresceu 24,6%, segundo o IBGE. Com os novos eventos internacionais sediados no Brasil esse número certamente será maior ainda. Além dos valores diretos relativos aos serviços de alimentação, recreação cultural e desportiva, transporte rodoviário e aéreo, é importante salientar o número enorme de empregos gerados pela atividade, o que repercuteem mais dinheiro em circulação, portanto, mais recursos sendo injetados na sociedade e beneficiando outros segmentos da economia. Também cabe ressaltar a importância econômica do turismo para localidades menores. Mesmo que cerca de 68% dos estabelecimentos, o que corresponde a 77% dos unidades habitacionais, estejam nos grandes centros urbanos o turismo é fundamental para as pequenas cidades...
tracking img