AD1 FEB de 2014.2

1006 palavras 5 páginas
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Avaliação a Distância – AD1
Período - 2014/2º
Disciplina: Formação Econômica Brasileira

Pesquise no material didático recomendado para o curso e discuta as seguintes questões: 1. Examine as causas fundamentais da crise da economia colonial no Brasil; (3,0 pontos).
Resposta:
A crise da economia colonial agrícola decorreu de dois aspectos complementares, um de caráter interno, e outro, externo. O primeiro foi a expansão dos mercados na colônia, resultado direto do aumento da população e do incremento da produção. Surgiram, em consequência, conflitos de interesses entre colonos e metrópole. Até então, os colonos sentiamse portugueses em terras brasileiras, tendo, em um mercado pouco expressivo, privilégios garantidos pelo monopólio (exclusivo) comercial e suas restrições à concorrência externa.
Com o aumento da produção e o crescimento do mercado interno – sobretudo após o início do ciclo do ouro –, os interesses particulares da colônia foram aumentando de maneira significativa. O pacto colonial passou a ser, então, um empecilho à expansão dos negócios e, portanto, ao potencial de ganhos dos colonos.
O segundo aspecto, referente ao plano externo, são os efeitos da Revolução Industrial, cada vez mais visíveis na Europa. O processo de acumulação de capital, naquele contexto, centravase fortemente na esfera de produção da indústria, com uma rápida incorporação de novas técnicas produtivas que ampliavam largamente seu horizonte de crescimento. O aumento da produtividade na atividade industrial era absolutamente fantástico. Assim, a necessidade de busca e incorporação de novos mercados pelas unidades industriais em formação tornou-se um traço típico da dinâmica capitalista.

2. As experiências de utilização da mão-de-obra imigrante na cafeicultura brasileira (sistemas de parceria e

Relacionados