AD1 DVS 2015 1

1297 palavras 6 páginas
Diversidade dos seres vivos.
Camilla Bayma Fernandes
Matricula: 14212020088

AD1 - DSV - 2015/1
Sobre a teoria evolutiva.
Lembre-se de consultar e referenciar outros textos que não a apostila da matéria. Procure as bibliotecas do seu pólo e do seu bairro. Não copie textos mas explique as ideias com suas próprias palavras. ADs com cópia de textos ou sem referências adicionais levarão nota zero.
1 - Qual o mecanismo evolutivo que Lamarck propôs para explicar a evolução dos seres vivos? Explique brevemente.

Lamarck defendia que todas as mudanças estruturais, causadas pelo uso ou desuso de determinados órgãos, seriam transmitidas para a geração seguinte. Ou seja, os descendentes herdariam as modificações adquiridas (ou perdidas) por seus ancestrais. A ideia da herança dos caracteres adquiridos,

2 - Hoje percebemos dois problemas com a teoria evolutiva como proposta por Lamarck. Quais são eles? Explique.

Ambos postularam mudanças biológicas ao longo do tempo, e atribuíram uma enorme influência do ambiente nesse processo. Os dois evolucionistas também reconheceram importância do uso e desuso e da herança dos caracteres adquiridos na evolução biológica, embora tenham abordado essas ideias em suas teorias de formas diferentes. Para Lamarck, essas duas leis conduziam à adaptação dos organismos aos seus ambientes. Para Darwin, por outro lado, elas explicavam a origem da variação sobre a qual a seleção natural atua.

3 - Darwin tinha claro esses problemas com a teoria de Lamarck? Justifique.

4 - Qual a principal lacuna da teoria evolutiva como proposta por Darwin? Qual conhecimento crucia faltava a ele para finalização de sua teoria? Quem trouxe a tona tal conhecimento?

5 - Elabore uma breve redação explicando a o que é uma teoria científica e qual a importância de teorias que já foram ultrapassadas, como a teoria de Lamarck.
Segundo o Dicionário Aurélio, teoria significa: “1. Parte especulativa de uma ciência (em oposição à prática); 2. Conjunto de conhecimentos

Relacionados

  • Matriz Energética
    122155 palavras | 489 páginas
  • Nestle
    75592 palavras | 303 páginas
  • 444250112
    222581 palavras | 891 páginas