Ad1 de imagem, cultura e tecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1131 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AD1

A disciplina “Imagem, cultura e tecnologias” teve por objetivo em sua unidade inicial colocar em discussão os sentidos da imagem na cultura contemporânea e as transformações que sofrem em virtude dos avanços tecnológicos.

Para a nossa primeira Avaliação à Distância, gostaríamos que você, a partir das leituras feitas construísse uma reflexão, por escrito, que apresente:



Quais aspectosmais chamaram sua atenção nas discussões trazidas pelas três primeiras aulas?

Os aspectos que mais chamaram a minha atenção foram:

- percepção do mundo através das imagens;
- signicado das imagens para os seres humanos;
- poder das imagens;
- transformação do homem através das imagens;
- transformações tecnológicas no campo da fotografia, leitura e escrita.

Particularmente, doistextos chamaram a minha atenção: O texto de Otto Lara Resende, “Vista Cansada”,e o texto de Chinamanda Adichie, "O perigo da história única", Os dois textos me fizeram refletir bastante em nossas atitudes diárias. O texto de Otto Lara Resende me conduz a prestar mais atenção nas imagens que fazem parte do meu cotidiano. Tenho por hábito, prestar atenção em tudo que me cerca. Ao cumpirmentar aspessoas procuro olhar para elas e percebê-las. Mas será que estou tão envolvida com tantas coisas, que , às vezes, não presto a devida atenção por elas simplesmente fazerem parte do meu dia a dia?

O texto de Chinamanda Adichie me levou à reflexão sobre o quanto formamos conceitos errôneos de alguém ou de alguma coisa, simplesmente por termos em nossa mente imagens pré-concebidas. Um dostrechos de que mais gostei foi: - “A pobreza da família era a minha história única sobre eles”. Por ter essa imagem já delineada, ela não conseguia ver em nenhum membro dessa família o poder da criação. Para ela eles eram pobres em tudo...


Alguns textos sugeridos afirmam que a criação de novos suportes técnicos levam, por um lado, a formas novas de percepção e de criação, mas por outro, fazemrenascer temores que não são tão novos assim. Em sua relação com as tecnologias e com as imagens, como você vê essa afirmação? Em que você se sente mais desafiado? Em que você se sente mais temeroso?


No texto: “Novos suportes, antigos temores: tecnologia e confronto de gerações nas práticas de leitura e escrita.” os autores nos levam a pensar na veloz inserção das chamadas “tecnologias deinformação” na sociedade contemporânea nos revelando a necessidade de termos percepções mais críticas e reflexivas sobre as formas de apropriação da leitura e da escrita. Numa perspectiva crítica perante o enfrentamento do novo, dos desafios que cada época impõe, acreditamos estar sempre diante de uma crise crucial. Essa crise pode se relacionar, entre outras coisas, à tensão associada aopróprio modo como os novos objetos, construídos em novas relações, são encarados, incluindo a demanda por novas formas de ler e escrever. A crise pode se evidenciar, então, em sala de aula, já que os novos suportes induzem a novas práticas e novos usos da linguagem, trazendo à tona a necessidade de superação e transformação de antigas formas de ensino-aprendizagem, reinventando estratégiaspara a construção de conhecimentos, levando–se em conta tais inquietações, que contemplam a perspectiva da cultura escrita, sua historicidade, investindo na sua representação enquanto bem simbólico e cultural. As respectivas evoluções e apropriações, esclarecendo que não ocorrerá substituições, mas diferentes formas de apropriação, como a criação dos blogs, sites, e-books etc.

No texto:“Vinho velho em pipas novas: anotações sobre rupturas na história dos mídia” , o autor fala que as novas imagens em fotografia, por enquanto, não revelam nada de novo em termos das imagens, pois o digital não trouxe nada de novo. Tudo já era possível antes, só talvez um pouco menos rápido e fácil, mas possível. A invenção da fotografia, resulto na morte da pintura, lançou toda uma geração de...
tracking img