AD1 CEDERJ

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4759 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto











3 de nov de 2013
A importância da abordagem sociológica para o estudo do turismo
Sendo o ser humano o objetivo principal a ser alcançado pelo fenômeno do Turismo, então estudos prévios que investiguem a pessoa humana inserida num contexto social é de suma importância para o desenvolvimento desse campo de estudos. 

Entender o funcionamento do homem integrado ao ambiente e inserido emagrupamentos humanos que formam suas convenções, normas e condutas de vivência, ajuda a fomentar as atividades que se enquadram com melhor precisão a cada um. 

Os estudos sociológicos, porém, não devem ser desenvolvidos apenas em vista do produto final da atividade turística enquanto meramente um produto de consumo. Deve, principalmente, ser utilizado para entender o desenvolvimento do Turismo eo impacto – positivo e negativo – que ele causa ou pode vir a causar sobre as comunidades onde a atividade é exercida. A Sociologia surgiu após as revoluções que deram novos rumos ao mundo moderno, retirando-o da “era de trevas” da Idade Média. Com a Revolução Industrial, uma nova forma de vida e uma nova sociedade, a industrializada, passaram a existir. As consequências desse impacto fez com quesurgisse a necessidade de se estudar o homem através do campo científico, não sendo mais possível a aceitação de explicações teológicas, que passaram a ser vistas como fantasiosas, pois tão limitadas eram que não mais puderam explicar os novos fenômenos desencadeados por um mundo industrializado, liberal e capitalista.http://patkovacs.blogspot.com.br/2013/11/a-importancia-da-abordagem-sociologica.html











7 de nov de 2013
Max Weber e Turismo
A contribuição de um dos conceitos identificados para análise e compreensão de processos e práticas sociais relacionadas ao turismo(postagem anterior).

O conceito que mais parece contribuir para a compreensão dos processos sociais em relação ao Turismo é o de Max Weber, que teve a ‘ação social’ como base para seus estudos. Dividindo a açãosocial em quatro categorias, podemos usar os conceitos tanto para classificar o turista quanto ao tipo de turismo que ele exerce, e, em contraparte, compreender para melhor trabalhar aqueles que receberão o turista em seu meio. 

Ação social em relação aos fins – organizar e capacitar as pessoas que trabalharão direta e indiretamente com o Turismo. 

Ação social em relação aos valores – parapromoção do Turismo em festas religiosas; peregrinações a lugares sagrados ou de importância histórica ou cultural; etc. 

Ação social afetiva – promover o Turismo para comemoração de bodas, viagens de Lua-de-mel, datas particulares especiais, etc. Ação social tradicional – promover e organizar localidades que recebem veranistas, cidades em que há grande contingente de segunda moradia, que costumam receberum grande volume de pessoas em feriados prolongados e férias.
http://patkovacs.blogspot.com.br/2013/11/max-weber-e-turismo.html












5 de nov de 2013
Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber
Os principais conceitos elaborados pelos fundadores do pensamento sociológico – Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber 
Karl Heinrich Marx é o mais crítico dos três autores clássicos da Sociologia, poisseu modo de pensar atacava diretamente as consequências negativas do Capitalismo e de sua sociedade industrializada, que gerou uma nova classe social, mas também gerou desigualdades sociais ainda mais graves do que no período feudal, quando o homem, pelo menos, era dono de alguma terra e o seu trabalho produzia riqueza, mesmo que apenas substancial, para si e sua família. Isso não ocorre no sistemacapitalista, dividido em duas classes distintas: a do proprietário, o industrial, e do operário, aquele que não possui nada e ainda precisa vender a si mesmo para subsistir.
O pensamento de Karl Marx, portanto, gira em torno da sociedade capitalista. Ele parte do pressuposto de que o homem é um animal que cria suas próprias condições para satisfazer suas necessidades. Com o Capitalismo, “novas...
tracking img