Ad1 2012.2 eqg cederj

1064 palavras 5 páginas
O processo de funcionamento do Laser A palavra laser significa Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation, traduzindo do inglês seria Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação.
O laser é uma luz que possui algumas características que o tornam útil para nas mais diversas áreas. Veremos como ele funciona e quais são essas características.
A produção do lazer se dá primeiramente numa escala subatômica. A estrutura dos átomos é basicamente um núcleo formado por prótons (partículas com carga positiva) e nêutrons (partículas com carga neutra), este núcleo pode ser cerca de até 100 mil vezes menor que o átomo. Ao redor do núcleo, ficam os elétrons (partículas com carga negativa), estes elétrons circulam o núcleo em camadas e em um átomo estável, o número de elétrons é sempre igual ao número de prótons.
Os elétrons de um átomo ocupam órbitas de acordo com o número de elétrons do mesmo e de acordo com a energia contida nesse elétron. Quando um elétron passa de uma órbita para outra ocorre emissão ou absorção de energia. A quantidade de energia absorvida ou emitida pelo elétron nas suas transições de órbita é chamada de fóton.
No caso, quando o elétron sobe (sai de perto do núcleo) um número de camadas ele consome fótons e quando ele desce (se aproxima do núcleo) ele libera fótons. A luz de uma maneira geral é gerada por esse processo de elétrons subindo e descendo de órbitas.
A luz e o lazer são formados por fótons. Os elétrons não ficam transitando entre as órbitas do nada. Portanto é preciso induzi-los a fazer essa movimentação para que sejam gerados os fótons. Pode-se induzir os elétrons de átomos de algum gás a fazer este movimento através da submissão desse gás a baixas pressões e a altas voltagens.
Expondo o hidrogênio, por exemplo, a baixa pressão e submetendo-o a alta voltagem através de dois eletrodos, ocorre a emissão de elétrons do catodo (eletrodo com carga negativa) até o anodo (eletrodo com carga positiva), como entre o

Relacionados