AD01 Retificada

1027 palavras 5 páginas
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual

Avaliação a Distância Unidade de Aprendizagem: Universidade e Ciência
Curso: Ciências Contábeis
Professor:
Nome do aluno:
Data:

Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1 (3,0 pontos)

Para entender a trajetória da universidade, como instituição, contextualizamos durante nosso estudo os momentos históricos que marcaram a sua formação, desde a Antiguidade ocidental. Assim, estudamos as principais etapas históricas que localizam a universidade no tempo, em especial no Brasil.
Com base neste comentário e no texto apresentado na unidade de aprendizagem, identifique e descreva um dos efeitos da Reforma Universitária de 1968, por meio da Lei n. 5540, para o ensino superior brasileiro.
R: Com portugueses em solo brasileiro (1808), era proibido (pelos portugueses) a criação de Instituições de Ensino Superior (em território brasileiro), com isso certos filhos de colonos recebiam bolsa para estudar em Coimbra, pouquíssimos eram os que tinham acesso a tais Instituições e aprendizados. De 1808 até 1968 o Ensino Superior sofreu raras mudanças, o processo de expansão era muito lento. Após a Revolução Industrial , o processo de industrialização e modernização exigiu mão-de-obra qualificada e com a Reforma Universitária (1968) as faculdades foram aglutinadas em Universidades. A reforma de 68 define um conjunto normativo inédito para a estrutura e funcionamento das Universidades, com a associação do Ensino à Pesquisa, a introdução de novas entidades acadêmicas (Extensão), com regras definidas para a carreira docente e, principalmente, para o acesso do aluno ao nível de educação resultante da Reforma (sistema de crédito, vestibular unificado...) o Governo projetou incentivo e qualificação

Relacionados

  • ENTRE A ARTE E A TÉCNICA: O DILEMA DO SOCIAL NAS AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES RURAIS NO MUNICÍPIO DE CONSTANTINA/RS
    56134 palavras | 225 páginas