Ad – revelando os efeitos de sentido em propagandas de operadoras de telefonia celular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2221 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AD – Revelando os Efeitos de Sentido em


Propagandas de Operadoras de Telefonia Celular


Introdução



Neste trabalho procuramos analisar algumas propagandas com a aplicação da teoria metodológica da Análise do Discurso de Linha Francesa, baseada nos conceitos de sujeito, ideologia, condições de produção e efeitos de sentido.
O corpus escolhido para análise é composto porquatro propagandas de operadoras de telefonia celular, as operadoras analisadas aliavam os slogans tradicionais à alta qualidade e tecnologia de alguns aparelhos presentes no mercado.
Como objetivos, além de explicitar um pouco os conceitos de AD, temos uma análise voltada a mostrar a ideologia das operadoras de telefonia celular e os efeitos de sentido que tais empresas visam aorealizarem suas propagandas, construindo um discurso intencional, mas direcionado a um público assujeitado.



Slogans das operadoras



As operadoras mais conhecidas na região em que residimos, o Estado do Paraná, são: Claro, Tim, Vivo e Brasil Telecom, algumas estão começando a aparecer, mas as principais são estas, como escolhemos as propagandas para análise nas revistas de circulaçãonacional resolvemos tirar uma das mais conhecidas regionalmente, a da Brasil Telecom, substituindo-a pela da operadora Oi.
O slogan de um produto representa 90% de seu poder de sedução sobre o consumidor em potencial, no caso das operadoras de telefonia celular percebemos uma constante no sentido de convencer as pessoas de que elas precisam ter o controle de suas vidas e que o celular é umfacilitador, senão o meio mais viável de possuir tal controle.
A operadora Claro possui como slogan a frase: A vida na sua mão; a operadora Tim: Viver sem fronteiras; Vivo: Sinal de qualidade e a operadora Oi: Simples assim.
Apenas de olhar uma primeira vez percebemos que as duas primeiras citadas enfatizam essa noção de controle da vida, a terceira (Vivo) utiliza uma frase que ofereceduplo sentido, o primeiro relacionado com o sinal de linha telefônica, que da empresa anunciada seria um sinal com qualidade e o segundo relacionado diretamente à marca, um aparelho que passa a impressão de qualidade, serviços de qualidade, uma empresa de qualidade por possuir um sinal bom. (este tópico será retomado posteriormente) a última empresa de telefonia estudada aqui, Oi, apresenta umslogan pautado no nome da empresa, uma saudação simples, a mais conhecida e de maior impacto, passando esses sentidos para o produto, simplicidade e eficácia.
A partir dessa visão preliminar sobre cada operadora passaremos para uma análise individual de cada propaganda selecionada para este trabalho.



Claro



A propaganda da Claro selecionada está na Revista Veja de 03 deOutubro de 2007, seu texto é relacionado a músicas, um recurso cada vez mais oferecido pelos aparelhos telefônicos e melhorado pelas operadoras. O texto (que segue em anexo) diz o seguinte:


Idéias Music Store.
Tenha mais de 100 mil
músicas na sua mão.
Venha para a Claro.

No Idéias Music Store
da Claro, você pode baixar
suas músicas favoritas para
ouvir no seu celular.www.claroideias.com.br


Na primeira página da propaganda, na segunda há a logomarca da operadora e o slogan já mencionado, existe ainda um apelo imagético que não estaremos analisando neste trabalho, preferimos basear nossa análise apenas no texto verbal, embora as imagens são de relevância para a aceitação e para a eficácia da propaganda, acreditamos que para os fins a que nos propusemos apenas o textoverbal nos basta.


Tim



A propaganda analisada da operadora Tim é relativa ao dia dos Pais, uma data comercial que mexe com o emocional das pessoas, esta se encontra na Revista Veja de 25 de Julho de 2007, o texto dela está bastante relacionado à imagem, mas poderemos analisá-lo sem prejuízo para uma das interpretações possíveis:


Dê um presente com
superpoderes para o seu...
tracking img