Ad. Metodologia estudo de caso

Páginas: 8 (1878 palavras) Publicado: 21 de abril de 2014



Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual




Avaliação a Distância

Disciplina: Metodologia para Estudo de Caso
Curso: Gestão de Tecnologia da Informação
Professor:
Nome do aluno:
Data: 10/04/2014



Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória efará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).












Questão 1

Você estudou que para a investigação científica é necessária a utilização de métodos. É preciso definir qual método será utilizado no estudo. Portanto, realize as atividades abaixo referentes aos principais métodos contemplados no material didático.

a)Apresente a diferença e semelhança entre o método dedutivo e indutivo. (0,5 ponto).
Os métodos dedutivo e indutivo são os principais métodos que proporcionam a base lógica da investigação. Enquanto o método dedutivo parte do geral e logo após desce ao particular, pois parte de princípios reconhecidos como verdadeiros e indiscutíveis que possibilitam chegar em conclusões de maneira formal devido alógica, o método indutivo é o inverso do dedutivo, pois parte do particular e coloca a generalização como um produto posterior do trabalho de coleta de dados particulares, pois trata-se de um processo de raciocínio inverso ao processo dedutivo.

b) Identifique no texto abaixo qual dos dois métodos, dedutivo ou indutivo, é preponderante no exemplo, justificando a sua resposta. (1,0 ponto).Resumo: O objetivo do artigo é analisar dois períodos da trajetória de consolidação e legitimação científica e social da tripanossomíase americana ou doença de Chagas, descoberta em 1909 no interior de Minas Gerais por Carlos Chagas, pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz. Primeiramente, a fase das pesquisas em Lassance, durante a vida de Chagas, quando foram formulados os enunciados básicos sobre adoença e, em seguida, a atuação, nas décadas de 1940 e 1950, do grupo de pesquisadores reunidos no Centro de Estudos e Profilaxia da Moléstia de Chagas na cidade mineira de Bambuí. Consideramos que a descoberta da tripanossomíase americana, no sentido da validação dos conhecimentos que tornaram a doença um objeto estabelecido e aceito, deu-se mediante um processo longo que ultrapassou  não somenteo episódio de identificação da nova doença, mas inclusive o período em que, em Lassance, as pesquisas foram ampliadas por Chagas e seus colaboradores. Nossa hipótese é a de que o trabalho desenvolvido em Bambuí foi responsável por garantir um acordo básico em torno da especificidade patológica e da relevância social da doença, a partir do qual esta tornou-se efetivamente reconhecida tanto comofato científico estabelecido quanto como problema de saúde pública.
Fonte: KROF, Simone Petraglia; AZEVEDO, Nara; FERREIRA, Luiz Otávio.Doença de Chagas: a construção de um fato científico e de um problema de saúde pública no Brasil . Disponível em: . Acesso em: 9 maio 2013.

Trata-se do método indutivo, pois somente depois de muitas analises e vasta pesquisa com casos diferentes e isolados sepôde constatar a doença e levar para a generalização, quando se diz que “o trabalho desenvolvido em Bambuí foi responsável por garantir um acordo básico em torno da especifidade patológica e da relevância social da doença”, isso mostra que partindo de pesquisa isoladas para a generalização dos outros casos.
 

Questão 2
Os métodos de pesquisa, quanto a finalidade, são classificados empesquisa exploratória, descritiva ou explicativa. Observe  com atenção o exemplo abaixo e identifique qual dos três tipos de pesquisa citados acima é predominante, justificando a sua resposta. (2,0 pontos).

Os experimentos de Pasteur
Somente por volta de 1860, com os experimentos realizados por Louis Pasteur (1822 – 1895), conseguiu-se comprovar definitivamente que os microorganismos surgem a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Primeira AD de metodologia de estudo...
  • Metodologia para estudo de caso – ad1
  • Metodologia para estudo de caso
  • Metodologia para estudo ddo caso
  • Metodologia de Pesquisa
  • Ad2 metodologia de estudo de caso
  • Metodologia para estudo de caso ad1
  • Metodologia para Estudo de Caso – AD2

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!