Ad 1 de lingua portugues instrumental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2236 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Língua Portuguesa Instrumental
Coordenadora: Professora Helena Feres Hawad

Exercícios de revisão com vista à AP2
Aluna: Valdinéia P. V. Bione

Caro Aluno,

Os exercícios a seguir visam a oferecer a você mais uma oportunidade de rever e fixar os conteúdos trabalhados no curso. Reserve tempo para eles, faça-os com empenho e atenção. Se desejar, pode consultar seu materialdidático: o livro da disciplina e os textos complementares.
Não se contente em “responder mentalmente” às questões propostas. O trabalho de escrever é uma poderosa ferramenta de estudo: ajuda a organizar a compreensão e favorece a atividade da memória. Então, escreva todas as respostas de forma clara e completa, como se você estivesse fazendo uma prova.
O gabarito será postado uma semana após apostagem dos exercícios. Tenha cuidado para não tentar iludir a si mesmo: não consulte o gabarito antes de ter se esforçado para fazer os exercícios do modo mais caprichado possível!

Bom estudo!

A mitologia do preconceito linguístico

Parece haver cada vez mais, nos dias de hoje, uma forte tendência a lutar contra as mais variadas formas de preconceito, a mostrar que eles não têm nenhumfundamento racional, nenhuma justificativa, e que são apenas o resultado da ignorância, da intolerância ou da manipulação ideológica.
Infelizmente, porém, esse combate tão necessário não tem atingido um tipo de preconceito muito comum na sociedade brasileira: o preconceito linguístico. Muito pelo contrário, o que vemos é esse preconceito ser alimentado diariamente em programas de televisão e de rádio,em colunas de jornal e revista, em livros e manuais que pretendem ensinar o que é “certo” e o que é “errado”, sem falar, é claro, nos instrumentos tradicionais de ensino da língua: as gramáticas normativas e boa parte dos livros didáticos disponíveis no mercado.
O preconceito linguístico fica bastante claro numa série de afirmações que já fazem parte da imagem (negativa) que o brasileiro tem desi mesmo e da língua falada por aqui. Outras afirmações são até bem intencionadas, mas mesmo assim compõem uma espécie de “preconceito positivo”, que também se afasta da realidade. Vamos examinar algumas dessas afirmações falaciosas e ver em que medida elas são, na verdade, mitos e fantasias que qualquer análise mais rigorosa não demora a derrubar.

(...)

Mito no 1
“O português do Brasilapresenta uma unidade surpreendente.”

Esse é o maior e o mais sério dos mitos que compõem a mitologia do preconceito linguístico no Brasil. Ele está tão arraigado em nossa cultura que até mesmo intelectuais de renome, pessoas de visão crítica e geralmente boas observadoras dos fenômenos sociais brasileiros, se deixam enganar por ele.

(...)

(...) se é verdade que no Brasil a línguafalada pela grande maioria da população é o português brasileiro (que muitos já gostariam de chamar simplesmente de brasileiro), esse mesmo português brasileiro apresenta um alto grau de diversidade e de variabilidade, não só por causa da grande extensão territorial do país – que gera as diferenças regionais, bastante conhecidas e também vítimas, algumas delas, de muito preconceito –, masprincipalmente por causa da trágica injustiça social que fazia do Brasil, em 2006, o oitavo país com a pior distribuição de renda em todo o mundo (...).
São essas graves diferenças de status socioeconômico que explicam a existência, em nosso país, de um verdadeiro abismo linguístico entre os falantes das variedades estigmatizadas do português brasileiro (moradores da zona rural ou das periferias das grandescidades, miseráveis ou pobres, analfabetos ou semianalfabetos) – que são a maioria da nossa população – e os falantes das variedades prestigiadas, (moradores dos centros urbanos, mais escolarizados e de poder aquisitivo mais elevado). (...)
Como a educação de qualidade ainda é privilégio de muito pouca gente em nosso país, uma quantidade gigantesca de brasileiros permanece à margem do...
tracking img