Acustica. o homem e suas necessidades acusticas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1641 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questionario de acústica

O homem e suas necessidades acústicas

1-Na concepção do projeto oque devemos observar para garantir conforto?
Devemos observar as condições acústicas externas e internas do edifício projetado. Devemos levar em conta o pé-direito, acabamento. Dependendo do uso que será dado à edificação, esta poderá ser fonte de ruído para o entorno ou ficar fragilizada por suainterferência.

2-Oque trata o conforto acústico?
O Conforto Acústico trata-se de um tratamento acústico de um ambiente, o qual deve conciliar o isolamento quanto aos ruídos externos com a inteligibilidade para os sons desejados. Para isso é necessário que o ambiente não apresente acidentes acústicos (ecos, focos) e que o ruído de fundo e o Tempo de Reverberação sejam adequados às atividades a queo espaço se destina.

3-Quais as 3 grandezas físicas do som?
Pressão, intensidade e potência.

4-Como pode ser definido o ruído segundo a ABNT?
O ruído pode ser definido com a “mistura de tons cujas freqüências diferem entre si por valor inferior à discriminação (em freqüência) do ouvido humano” [TB-143/ABNT].

5. O que chamamos de ruído? Quando ele incomoda?
Na prática, é chamado deruído todo som incômodo ou indesejável. A classificação é subjetiva; em geral nos incomoda o som produzido pelos outros: o ruído do tráfego, o barulho do ar condicionado, a música e a conversa no apartamento vizinho.
O ruído incomoda quando:
impede a recepção de uma informação desejada;
impede a emissão de uma mensagem;
está dissociado visualmente de sua fonte.
6. Como o nível sonoro épercebido?
O nível sonoro percebido pelo receptor depende da quantidade de energia sonora emitida pela fonte e das características do meio de propagação – o chamado campo sonoro. O Campo Sonoro pode ser Direto, e Reverberante.

7. Qual a relação entre nível de ruído e receptor?
O nível de ruído está diretamente relacionado à distância entre a fonte e o receptor: quanto mais longe da fonte, menor éo ruído percebido.

8. Quais os tipos de campo sonoro? E qual a diferença entre eles?
O Campo Sonoro pode ser Direto, ou Campo Livre, quando entre a fonte sonora e o receptor não existe nenhum tipo de obstáculo que modifique o trajeto das ondas sonoras. Neste caso o nível de ruído está diretamente relacionado à distância entre a fonte e o receptor: quanto mais longe da fonte, menor é o ruídopercebido.
Campo Sonoro Reverberante, ou Campo Difuso, ocorre quando a onda sonora encontra obstáculos, é refletida e permanece por algum tempo no ar. Neste caso – como em um quarto ou uma rua com seção vertical em "U" – o nível sonoro não depende mais apenas da distância fonte/ receptor, mas da geometria do local, que induz a direção da reflexão e dos coeficientes de absorção dos materiais derevestimento das superfícies refletoras (fachadas e solo, externamente ou pisos, paredes e teto, no interior).

9. O que é fonte sonora e como pode ser classificada?
É o elemento responsável pela emissão do som. Pode ser classificada como:
Desejável, indiferente ou incômoda: de acordo com o desejo e posição do receptor;
Fixas (indústrias, canteiros de obra e boates) ou móveis (veículos);Direcional (o som emitido é mais intenso em uma determinada direção) ou omnidirecional (o som emitido se distribui uniformemente em todas as direções);
Pontual, linear ou de superfície: dependendo da distância fonte/ receptor e da escala do problema analisado.Fonte Sonora
Pontual: as dimensões da fonte são insignificantes em relação à sua distância ao receptor. Exemplos: um veículo – isoladamente;uma fábrica, no contexto da cidade;
Linear: uma de suas dimensões é significativa em relação à distância fonte/ receptor. Exemplo, uma via de tráfego de veículos;
De superfície: quando as ambas as dimensões são significativas. Exemplo: uma fábrica, no contexto da quadra.
10. O que pode alterar a propagação do som?
A construção e seus elementos – muros, fachadas, esquadrias, pisos, paredes e...
tracking img