Acupuntura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1264 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A acupuntura é um dos tratamentos médicos mais antigos e teve sua origem na China, há mais de 2500 anos, mas mesmo agora que já está se tornando moda no Ocidente, nossos médicos ainda não descobriram a maneira exata, de como essa técnica antiga funciona. No entanto, quaisquer que sejam os mecanismos, a acupuntura parece funcionar.
A técnica da acupuntura consiste em colocaragulhas da espessura de fios de cabelo em diferentes pontos de pressão (chamados de pontos de acupuntura), em todo o corpo. Acredita-se que o estímulo desses pontos promova as capacidades naturais regeneradoras do corpo e aprimore seu funcionamento.

Função

A acupuntura busca a recuperação do organismo como um todo pela indução de processos regenerativos, normalização das funções alteradas, reforçodo sistema imunológico e controle da dor.
Várias doenças funcionais podem ser tratadas pela acupuntura. Dentro da concepção chinesa, a doença é uma manifestação de desequilíbrio, e a acupuntura seria uma forma de readquirir a harmonia perdida. Entre as doenças tratáveis pela acupuntura estão:

processos agudos e crônicos de dor
insônia e ansiedade
dores na região cervical,ombro e cotovelo
tendinites
lombalgias
traumatismos
lesões no joelho e articulações
problemas pulmonares e alérgicos como: asma, bronquite, sinusite crônica, etc
problemas digestivos: de caráter funcional, gastrites, problemas esofágicos leves, problemas intestinais, distensão abdominal, excesso de gases, etc
problemas ginecológicos: distúrbios menstruais, tensãopré-menstrual (TPM), processos inflamatórios primários
lesões esportivas: reabilitação através do controle das dores dos músculos, tendões e articulações, reduzindo processos inflamatórios e contraturas musculares
pré e pós operatório: atua no processo de recuperação, aumentando a imunidade, ativando a cicatrização, acelerando a reabsorção e reduzindo inflamações
estresse: atua atravésda modulação das endorfinas e serotoninas, relaxando a musculatura, reduzindo a ansiedade e melhorando a qualidade do sono

Material

Desde os primórdios dos tempos, têm-se usado os mais variados tipos de agulhas. Antigamente eram usadas lascas de pedras, estalactites, lascas de madeira, de bambu e até espinhos. Recentemente temos as de platina e a de aço inox.Na técnica chinesa a penetraçãoda agulha deve ser profunda. Os pontos de Acupuntura têm profundidade variável de acordo com a localização anatômica, por exemplo, como regra geral, nas mãos e pés é mais superficial. Nas pernas e braços é mais profunda, porém este estímulo é mais intenso provocando mais dor.

Benefícios

- Inúmeras possibilidades de aplicação.
É útil em qualquer doença, não importando sua localização,oferecendo auxilio de uma maneira ou de outra em todas as faixas etárias e independente do sexo, podendo ainda ser facilmente associada a outras modalidades terapêuticas.
- Diminuição do uso de medicamentos:
Atualmente o uso de drogas está se tornando abusivo, com freqüentes intoxicações. A acupuntura regula o equilíbrio do organismo, melhorando a circulação sangüínea, aumentando a resistênciacorpórea e sendo capaz de mudar a constituição corporal, por isso, reduz ao mínimo a necessidade de drogas e aumenta a eficácia terapêutica. Além disso, constitui-se num tratamento mais econômico.

Risco

A idéia de que a acupuntura não traz riscos é um mito. Ela não deixa de ser um procedimento invasivo, em que se insere uma agulha no corpo em locais onde há terminações nervosas, vasos sangüíneose órgãos.

A acupuntura pode ser uma terapia segura, desde que executada por profissionais qualificados que tenham boa formação não só na aplicação das agulhas mas em questões prévias, como o diagnóstico segundo os parâmetros da medicina ocidental e o conhecimento da anatomia humana"

A gravidade dos efeitos adversos da acupuntura varia. Apesar de raros, os mais sérios podem levar à...
tracking img