Acumulação capitalista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (871 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SOMOS LIVRES PARA SENTIR, PENSAR E AGIR?

INTRODUÇÃO

Numa sociedade capitalista ou não capitalista o trabalho é o elemento que faz com que o homem se sustente, sendo integrada aparticipação social. Como a força do trabalho e o que gera riqueza. O homem é o único ser vivo que trabalha e com isso se constitui como homem.
No tempo da comunidade primitiva o homem se alimentava decaças de vegetais e animais, não tinham casas (eram nômades), com o passar do tempo foi aprendendo a controlar o tempo e produzir bens, na verdade , produziam mais do que o necessário,isto é produziamum excedente e com isso começaram a fazer trocas de bens( o comércio), gerando a exploração e escravidão.Parte do excedente econômico formou mercadoria,bens produzidos para troca o comércio foi sedesenvolvendo a ponto de surgir o dinheiro e um grupo de comerciantes e mercadores.Na época do escravismo, a sociedade dividiu-se em duas classes,mesmo período em que surgem as primeiras formas de poderpolítico que mais tarde se chama Estado.
No período feudal os camponeses retiravam seu sustento através dos instrumentos de trabalho, porém, com comércio crescente e a Revolução Industrialhouve separação do homem e instrumento, que resultou no aumento dos operários. A peste negra e as brigas entre servos e senhores causaram o fim do feudalismo. No século XIX cai o Antigo Regime, surgindoo modo de produção capitalista, que diferente do escravismo e feudalismo, constitui-se na exploração do trabalhador, que vende sua força de trabalho por salário. A produção capitalista consolidou-seentre os séculos XVIII a XIX e no século XXI tornou-se um sistema planetário.
Marx classifica o capitalismo como modo de produção particular que está nas mãos dos capitalistas, ressaltando aimportância da à classe proletariado se organizar, impedindo o domínio da classe burguesa, garantindo sua emancipação.

Hoje em dia, a desigualdade na distribuição de rendas aumenta cada vez...
tracking img