acumpuntura vs drogas

711 palavras 3 páginas
ACUPUNTURA BATE DROGAS NO
TRATAMENTO DO “TIQUE NOS OLHOS”

Um novo estudo conclui que a acupuntura é mais eficaz do que a terapia de drogas anticonvulsivas para o tratamento de blefaroespasmo, uma contração anormal ou “tique” de uma ou mais pálpebras. Em casos graves, as pálpebras podem permanecer fechadas, causando uma cegueira funcional . A acupuntura tem uma taxa de sucesso de 93 % para o tratamento de blefatoespasmo, enquanto os medicamentos tem uma taxa de sucesso de 75 % .

O foco principal do estudo foi comparar a taxa efetiva de acupuntura versus a medicação anticonvulsivante. Outras comparações foram feitas quando alguns dos pacientes já haviam tentado outros procedimentos para a cura de blefaroespasmos, no entanto, nenhuma delas com a eficácia a longo prazo igual a da acupuntura. Em um caso, o estudo observou que a paciente já havia tentado injeções de botox para controlar os espasmos da pálpebra, mas os resultados só duraram três meses. Os tratamentos de acupuntura resolveram com sucesso a condição do paciente.

Os medicamentos anticonvulsivantes utilizados no grupo controle da pesquisa foram benzexol cloridrato e baclofen. Clonazepam foi adicionado ao regime de tratamento, conforme o necessário. Os pontos de acupuntura utilizados no estudo foram LI4 (Hegu), GB20 (Fengchi), DU20 (Baihui), UB2 (Zanzhu), TB23 (Sizhukong) e Taiyang (Ex- HN5). As agulhas foram de 0,25 milímetros de comprimento e os pontos foram espaçados a uma distância de 0,3 centímetros entre as agulhas. Duas ou três fileiras de agulhas foram aplicados nos músculos, conforme necessário, com até cinco agulhas por fileira. A técnica de sedação foi aplicada para LI4 e GB20 após a chegada do Qi. Todos os outros pontos de acupuntura primários foram estimulados com técnicas manuais. As agulhas foram administradas diariamente e o tempo de retenção da agulha foi de 30 minutos.

O grupo de tratamento com acupuntura teve um total de 46 pacientes escolhidos aleatoriamente, dos quais 32

Relacionados