Actividade fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1675 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EDUCAÇÃO FÍSICA
Curso Profissional

Módulo Nº. 5 – ACT. FIS/ CONTEXTOS E SAÚDE

O módulo de ACT. FIS/ CONTEXTOS E SAÙDE pretende transmitir aos alunos uma série de competências essenciais para que estes atinjam com sucesso as competências definidas na planificação modular que foi entregue aos discentes no início do módulo.

Segundo o Programa da disciplina de Educação Física:

NívelIntrodutório – o aluno:

Relaciona Aptidão Física e Saúde e identifica os factores associados a um estilo de vida saudável, nomeadamente o desenvolvimento das capacidades motoras, a composição corporal, a alimentação, o repouso, a afectividade e a qualidade do meio ambiente;

Conhece e interpreta factores de saúde e risco associados à prática de actividades físicas, tais como lesões,substâncias dopantes e condições materiais, de equipamentos e de orientação do treino, utilizando esse conhecimento de modo a garantir a realização de actividade física em segurança;

Identifica fenómenos associados a limitações das possibilidades de prática das Actividades Físicas, da Aptidão Física e da Saúde dos indivíduos e das populações, tais como o sedentarismo e a evolução tecnológica, apoluição, o urbanismo e a industrialização, relacionando-os com a evolução das sociedades.

Actividade Física

Nos tempos primitivos o homem era obrigado a recorrer ao seu corpo para satisfazer as suas necessidades básicas de alimentação e de segurança, de modo a poder, desta forma, garantir a preservação da sua vida e consequentemente da sua espécie. Deste modo, as diferentes actividadeshumanas recorreram, sobretudo, à utilização da força muscular.
Assim, o Homem exercitava naturalmente o seu corpo, tendo, desta forma, desenvolvido e aperfeiçoado uma grande variedade de habilidades corporais.
A invenção de instrumentos e máquinas conduziu a que uma parte significativa das destrezas corporais deixasse de ser indispensável à sobrevivência humana.

Podemos definir actividade físicacomo sendo qualquer movimentação corporal produzida pela interligação entre a estrutura locomotora e a estrutura perpectivo-cinética.

Substâncias Dopantes

O doping, define-se com uma situação em que o atleta procura aumentar o seu rendimento através da utilização de determinadas substâncias, para assim serem artificialmente mais fortes que os seus concorrentes, constitui um dos maioresatentados ao espírito desportivo.
O doping, para além de alterar a verdade desportiva, tem também efeitos prejudiciais sobre a saúde dos desportistas e, em algumas circunstâncias, pode mesmo levar à morte. Os atletas, ao pensarem nas recompensas sociais e financeiras associadas aos seus triunfos, esquecem-se de que a utilização de substâncias dopantes traz gravíssimos riscos, a médio e a longo prazo– cancro, problemas e impotência sexual e outros.
As diversas substâncias proibidas não produzem, todas elas, os mesmos efeitos nos desportistas. Umas têm por objectivo o crescimento acelerado da massa muscular – esteróides anabolizantes – sendo por isso, mais importantes para as actividades desportivas que requerem o emprego de grandes níveis de força ou velocidade.
Outra categoria desubstâncias, os estimulantes, faz desaparecer a noção de fadiga, aumentando a resistência, podendo conduzir o desportista à morte. São usadas em desportos em que a duração da competição é muito elevada.
Os desportistas que necessitam de grande precisão, e em que a actividade física não é um factor determinante, recorrem a substâncias que se encontram na categoria de beta-bloqueadores.
Em desportos em que ascompetições são disputadas por categorias de peso, pode haver a tentação de usar diuréticos, substâncias que aceleram a remoção de líquidos.

Participação em Actividades Físicas e Desportivas

Como praticante, pode participar-se em vários níveis de prática com diferentes graus de exigência, que vão desde as actividades corporais cuja finalidade é a aquisição da condição física e a...
tracking img