Actividade fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1038 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Actividade Física

Índice

Introdução pag.2

Benefícios da actividade física pag.3-4

Benefícios para o sistema cardiocirculatório pag.5

Benefícios psicológicospag.6

Benefícios no sistema locomotor pag.7

Bibliografia pag.8

Introdução

* A actividade física é definida como: qualquer movimento corporal produzido pelos músculos, que resulte no gasto de energia superior ao dos níveis de repouso.
* Combinada comuma alimentação saudável e o não consumo de tabaco e de substâncias perigosas é o pilar para um estilo de vida saudável.
* A sua prática regular beneficia física, social e mentalmente o praticante.

Benefícios da Actividade física

A prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Do ponto de vista músculo-esquelético,auxilia na melhora da força muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações.
Com relação à saúde física, existe a perda de peso e a diminuição da percentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, melhora da diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL-colesterol (o "colesterol bom"). Todos esses benefícios auxiliam na prevenção e nocontrole de doenças, sendo importantes para a redução da mortalidade associada a elas.
Já no campo da saúde mental, a prática de exercícios ajuda na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o stress. Além disso, auxilia também na manutenção da abstinência de drogas e na recuperação daauto-estima. Há redução da ansiedade e do stress, ajudando no tratamento da depressão.
A actividade física pode também exercer efeitos no convívio social do indivíduo, tanto no ambiente de trabalho quanto no familiar.

Alguns benefícios da actividade física regular:

* Reduz o risco de morte prematura;  
* Reduz o risco de morte por doenças cardíacas ou AVC, que são responsáveis por 1/3 detodas as causas de morte;
* Reduz o risco de vir a desenvolver doenças cardíacas, cancro do cólon e diabetes tipo 2;  
* Ajuda a prevenir/reduzir a hipertensão, que afecta 1/5 da população adulta mundial;
* Ajuda a controlar o peso e diminui o risco de se tornar obeso;
* Ajuda a prevenir/reduzir a osteoporose, reduzindo o risco de fractura do colo do fémur nas mulheres;
* Reduzo risco de desenvolver dores lombares, pode ajudar o tratamento de situações dolorosas, nomeadamente dores lombares e dores nos joelhos;
* Ajuda o crescimento e manutenção de ossos, músculos e articulações saudáveis;
* Promove o bem-estar psicológico, reduz o stress, ansiedade e depressão;
* Ajuda a prevenir e controlar comportamentos de risco (tabagismo, alcoolismo, toxicofilias,alimentação não saudável e violência), especialmente em crianças e adolescentes.

Benefícios para o sistema cardiocirculatório

A actividade física ajuda a melhorar a saúde cardíaca e pode reverter alguns factores de risco para esses agravos. Como todos os músculos, o coração fortalece-se com a prática de actividade física, de forma que consegue bombear mais sangue para o organismo a cadabatimento, alcançando um nível alto de desempenho sem tanto stress. Nos indivíduos que se exercitam, a frequência cardíaca de repouso é mais baixa, pois é necessário menor esforço para bombear o sangue.

Através da actividade física, o sangue chega em maior quantidade aos músculos, originando uma maior rede capilar, o que possibilita maiores trocas gasosas.
O coração adapta-se ao esforço, começando...
tracking img