Act nideos

1454 palavras 6 páginas
Actínideos
Características Gerais
Fazem parte desta família o Tório, Protactínio, Urânio, Neptúnio, Plutónio, Amerício, Cúrio, Berquélio, Califórnio, Einstêinio, Mendelévio, Nobélio e Lawrêncio.
A família dos actínideos é composta pelos 14f – elementos que seguem o actínio no sistema periódico.
A concepção dos elementos actínideos na forma de uma serie de transição interna semelhante aos lantanídeos, baseia-se no preenchimento progressivo das orbitais f após o actínio (Z=89).
Até recentemente os elementos naturais mais pesados: Tório (Z=90); Protactínio (Z=91) e Urânio (Z=92) eram colocados respectivamente abaixo de Háfnio, Tântalo e Tungsténio, elementos de transição nos quais se cumpre o preenchimento das orbitais 5d, o que significa admitir para o Tório, Protactínio e Urânio o preenchimento das orbitais 6d, mais evidências físicas e químicas acumularam-se indicando que os elementos transurânicos (elementos com número atómico superior a do urânio) envolvem o preenchimento das orbitais 5f.
Admite-se um preenchimento sucessivo normal das orbitais 5f deveria começar do Tório, elemento que segue imediatamente o Actínio, resultando na serie actínidia. Mas opiniões de diversos autores divergem quanto a este ponto, isto porque no caso de alguns elementos é difícil distinguir entre 5f ou 5d devido a proximidade de energia e a energia necessária para a transição de um subnível para o outro pode se situar dentro da faixa de energia da ligação química. E a configuração electrónica é capaz de diferir de um composto para o outro, até mesmo com os estados físicos de um dado composto.
Na medida que o 5f subnível preenche-se, ocorre estabilização da configuração electrónica dos átomos passando de 5f electrões a 6d.
Por razões acima os elementos do subgrupo de Bk comportam-se como elementos f típicos e revelam propriedades próximas dos lantanídeos.
De Th até ao Pu o nox mais característico dos elementos aumenta de +4 a +6. (f subnível está instável).
Depois de Pu ocorre uma

Relacionados