Acordos economicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1036 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Questão 1 resposta:
O mundo sempre esteve dividido em grupos, polarizado, com objetivos comerciais e de acesso a mercados. Acordos comerciais e econômicos são uma tradição da humanidade e no Século XXI as Alianças Estratégicas serão cada vez mais estimuladas, procurando-se alcançar um planeta multipolar e mais seguro.
Enquanto o Brasil atual procura o mundo para exportar com todo seu vigor,formalizando diversos acordos em uma inédita movimentação mundial desde 2003, também prepara-se para ser a grande potência mundial no Agronegócio em um futuro de seca generalizada, petróleo caro e fortes mudanças econômicas. 
O Brasil vem buscando associar-se comercial e estrategicamente com os outros países do Grupo do BRIC. Portanto, essa iniciativa do Brasil em relação à China aponta no sentidode consolidação de um novo e promissor eixo de intercâmbio comercial, econômico, tecnológico, científico e estratégico de um promissor grupo para um futuro mundo multipolar.
As duas partes concordaram em intensificar a cooperação nos domínios político, econômico, comercial, científico, tecnológico, energético e mineral, continuar consolidando e aprofundando a parceria estratégica China-Brasil eimpulsionar a cooperação com benefícios recíprocos.

GRANDES PROJETOS 

TRANSPORTE E LOGÍSTICA

Soja e minério de ferro respondem hoje por metade das exportações brasileira à China. O Brasil exporta para a China anualmente por volta de 30 mt de soja. Teme grandes dificuldades de escoar essa soja para os portos. 
E ainda pretende dobrar toda a sua produção de grãos para atender a demanda geralda China, partindo para a ocupação do Centro-Oeste e gerando empregos em massa. Como existe muita dificuldade de infra-estrutura para a saída de mercadorias e o transporte acaba encarecendo os produtos, planeja-se a construção de 2 CORREDORES PARA O PACÍFICO, sendo uma rota para o Peru e outra  para o Chile. 
Ao criar esses eixos de exportação via Oceano Pacífico, o Brasil encurtará os caminhospara enviar produtos para a China e a Índia, reduzindo os atuais custos de transporte e logística. Atualmente, a soja produzida no Centro-Oeste é levada em caminhões aos portos do Sul e do Sudeste, opção já hoje saturada. 
Tal projeto estratégico será implementado pela iniciativa privada com recursos da ordem de US$ 9 bilhões. Além de construção de estradas para permitir que as mercadorias sejamescoadas pelo Oceano Pacífico, o projeto inclui a criação de estradas e a reforma de portos no Peru. Países da Comunidade Andina também estão interessados no projeto, que foi apresentado em 2003 ao Conselho Nacional de Desenvolvimento. 

ALIANÇAS EM ENERGIA

1) PETRÓLEO E ENERGIAS RENOVÁVEIS
Brasil e China desenvolvem intensos estudos conjuntos para uma revolucionária aliança estratégica naárea de energia. O primeiro passo para tal será a aliança entre PETROBRAS e SINOPEC e os seguintes com a CNOOC e com a estatal PetroChina. 
A China passou a desenvolver diversas alternativas de suprimento. O petróleo pesado do Campo de Marlim é o ideal para as suas usinas termelétricas e para o diesel. Assim, a Petrobras vendeu-lhes mais de US$ 500 milhões no ano de 2004, com grandes previsões deincremento nas vendas.
Por último, a China prepara-se para liderar uma revolução energética mundial, com grandes investimentos em energias renováveis. Promove a energia eólica e precisa diversificar sua matriz energética para biocombustíveis como o álcool anidro (mistura), o etanol e o biodiesel, todos podendo ser largamente produzidos pelo Brasil e distribuídos pela Petrobras, em escalas hojeimensuráveis. 
2) ENERGIA NUCLEAR
No dia 25 de maio de 2004, foi anunciado um possível acordo nuclear, envolvendo a avançada e desejada tecnologia brasileira de centrifugação para produção de urânio enriquecido a ser feita em escala industrial, a fim de alavancar a construção de usinas nucleares no Brasil e até 11 previstas na China, sendo que 4 seriam a curto prazo. 
Para se ter uma idéia de...
tracking img